Destaque 2Paraíba

Mesmo com previsões da Aesa, Funceme e outros institutos, agricultores aguardam observações dos “Profetas da chuva” para 2021

Imagem encontro dos profetas da chuva no ano passado — Foto: Reprodução/TVM

Mesmo com as previsões meteorológicas científicas para a quadra chuvosa de 2021 no sertão nordestino, divulgadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), além de institutos de outros estados da região, muitos agricultores ainda se baseiam nas experiências seculares com base em observações da natureza para prever se o ano será favorável ou escasso de chuvas, para encher os reservatórios e garantir boa safra.

- PUBLICIDADE -

São os chamados “profetas da chuva”, que estão espalhados por todas as partes, principalmente na zona rural. Para eles, são fontes de análises herdadas dos mais velhos sinais da natureza como formação de ninhos de aves, comportamento de cupim, casca de árvores, nuvens ao nascer e pôr do sol, incidência do vento do Aracati, bulandeira ao redor do sol ou ainda olhando se o sol está alvo, vermelho, ou escamado tudo isso podem ser sinais de chuva ou seca no Sertão.

Para 2021 os principais institutos de meteorologia apontam que os índices de chuvas devem ser dentro da normalidade. No entanto, o tradicional encontro que reúne os “Profetas da chuva em Quixadá, no Sertão Central do estado do Ceará, será realizado onde os observadores mais renomados desses sinais da natureza darão seus prognósticos para a quadra chuvosa de 2021. Vamos aguardar!

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta