CidadesDestaque 1

Com vacina ainda incerta, Prefeitura de São José de Piranhas monta força-tarefa para evitar 2ª onda da Covid-19

Município realiza todas as mediadas necessárias para amenizar o impacto da pandemia.

Sabendo que muitas cidades paraibanas já estão vivendo uma segunda onda da Covid-19, a Prefeitura de São José de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue trabalhando firme no combate à pandemia. Ao mesmo tempo, se organiza para fortalecer as ações de enfrentamento com o objetivo de prevenir uma possível nova onda, mas pede o engajamento da população nessa luta.

- PUBLICIDADE -

Por determinação do prefeito Chico Mendes, no que se refere à chegada das vacinas, ainda sem prazo e marca definida, o município também está planejando as ações para a administração, quando esta(s) for aprovada pela Anvisa e começar a ser disponibilizada para a imunização da população.

Se até lá houver uma nova onda da doença já estão sendo planejadas todas mediadas necessárias. “Embora haja muito avanço na parte dos estudos, o importante, ainda, são as ações do respeito ao distanciamento social, uso da máscara e álcool em gel”, enfatizou a secretária Neuma Cavalcanti.

Combate à Pandemia – Atualmente o município conta com o Centro Municipal de Enfrentamento à Covid-19, com equipe de enfermagem e médico. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h, onde é feito o atendimento ao paciente com triagem, realização de teste rápido e RT-PCR (Swab), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

É importante saber que nas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, no SAMU e no Hospital Municipal, Dr. Oséas Alves Mangueira, existem equipes preparadas para atendimento dos pacientes.

Vale salientar que em casos graves o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) deve ser acionado, a referência do município para os casos graves é o Hospital Regional de Cajazeiras.

Existe a vigilância sanitária que atua na fiscalização nos períodos da manhã, tarde e noite. Temos, ainda, o grupo de rastreamento, composta por equipe multiprofissional.

“Estamos em um momento diferente daquele inicial, nós avançamos bastante nas estratégias e formas de enfrentamento à pandemia, mas lembramos que a melhor opção ainda é a prevenção, aqueles cuidados que toda a população já conhece. Aqui no Sertão, a taxa de ocupação de leitos de UTI de Covid-19 está acima de 90%, então se cuidem gente, porque não queremos perder mais nenhum piranhense para essa doença terrível”, advertiu o prefeito Chico Mendes.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta