Cultura

Festival de Sanfonas e Sanfoneiros leva cultura nordestina para as redes

Esta é a segunda edição do festival, que busca valorizar as gerações ligadas à sanfona e gerar um intercâmbio entre diferentes artistas (Foto: Pixabay)

Proporcionar uma mobilização que contemple o sanfoneiro e acordeonista em ligação com o tradicional trio de forró pé-de-serra (zabumba e triângulo), com a possibilidade da exposição física e remota sobre a história e memória das sanfonas e dos sanfoneiros. É com este objetivo que o Sesc Iguatu realiza o II Festival de Sanfonas e Sanfoneiros, de 25 a 27, na unidade, de forma remota, sempre às 19h. No último dia do evento, haverá homenagens aos antigos sanfoneiros da região.

- PUBLICIDADE -

O evento oferece ao público o encontro e contato com as sanfonas, além do zabumba e triângulo, e o intercâmbio entre os acordeonistas, contando com uma programação que busca valorizar as gerações ligadas a este instrumento, em um intercâmbio de gerações. E em médio e longo prazo, o festival proporciona reforçar a difusão e mobilização da cultura ligada ao sanfoneiro e sanfoneira, afetividade que liga e une todos os públicos.

O projeto, que teve início no ano passado, em 2019, visa reafirmar e valorizar uma das manifestações mais fortes e de representação na região de abrangência da unidade iguatuense: a sanfona / acordeon. Além disso, valorizar a linguagem da música através do instrumento que simboliza o coletivo imaginário da região Nordeste, do qual Iguatu e região estão inclusos.

“No contexto da pandemia, foi necessário um debate para que o projeto não deixasse de acontecer, em virtude da relevância dele, contando com uma adaptação para garantir a realização com todas as medidas de segurança e sanitárias possíveis. Com isso, de forma a garantir a programação, com apresentações artístico-culturais de forma remota (online), o Sesc Iguatu firmou parceria com as redes sociais (Facebook / Youtube) do site Iguatu.Net e TV Centro-Sul, de grande alcance a nível regional e estadual, visando possibilitar a acessibilidade ao público em espaço adequado”, informa o gerente do Sesc Iguatu, Raimundo Neto.

Durante as apresentações, será mantido o distanciamento social e as recomendações de medidas (máscaras e álcool em gel) preventivas à Covid-19, de forma a preservar a saúde dos artistas participantes na edição excepcional.

.

O Povo Online

Deixe uma resposta