Destaque 1Política

Pesquisa em São José de Piranhas: Chico 69,3%; Cleide 11,5% e Domingos 10%

Foto: Reprodução TSE – Montagem Radar Sertanejo

Disputando à reeleição em São José de Piranhas, no Sertão paraibano, o prefeito Chico Mendes (Cidadania) alcançou 69,3% das intenções de voto à disputa pela Prefeitura do Município, na reta final da campanha. Esse é o resultado da pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Opinião, em parceria com o Portal MaisPB, no último dia 8 de novembro (domingo).

- PUBLICIDADE -

Na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), a segunda colocada é Cleide de Zezé (MDB), com 11,5%. A emedebista é seguida pelo ex-prefeito Domingos Neto (PL), com 10%, e o Professor Clóvis (Rede), que obteve 0,7% da preferência do eleitorado. Os dois estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Portal MaisPB.

Segundo o levantamento, Chico está a 58,1 pontos percentuais à frente de Cleide, segunda mais lembrada pelos eleitores.

Do total de entrevistados, 2,2% disseram que vão votar em branco, nulo ou nenhum dos postulantes nas eleições do próximo domingo (15). Já 6,3% dos eleitores estão indecisos ou ainda não sabem em quem vão depositar a confiança para administrar a Prefeitura pelos próximos quatro anos, a partir de janeiro de 2021.

Chico também lidera, com folga, pesquisa espontânea

O Instituto Opinião também perguntou aos eleitores de São José de Piranhas, sem apresentar nomes dos candidatos, em quem votariam para prefeito nas eleições deste ano.

Assim como no levantamento estimulado (quando os nomes dos postulantes são apresentados pelos entrevistadores), o atual prefeito Chico Mendes também lidera a pesquisa espontânea com 67,4% das citações.

A candidata do MDB, Cleide de Zezé, é a segunda colocada nesse cenário com 8,9%, seguida por Domingos Neto, que registrou 8,5% da preferência do eleitorado e Professor Clóvis, com apenas 0,7%.

Branco, nulo e nenhum representam 0,4%, enquanto 14,1% se dizem indecisos quanto à escolha do prefeito.

Ex-prefeito Domingos Neto é o mais rejeitado

O ex-prefeito Domingos Neto é o candidato mais rejeitado entre os postulantes que vão disputar a Prefeitura de São José de Piranhas, no próximo domingo (15). Segundo a Pesquisa RedeMais/Opinião, 30,4% dos eleitores entrevistados informaram que não votariam, de jeito nenhum, no candidato do PL.

Em segundo lugar no Índice de rejeição aparece a candidata Cleide de Zezé, com 17%, seguida por Professor Clóvis, com 7,8%, e pelo prefeito e candidato à reeleição Chico Mendes, rejeitado por 7,8%.

Do universo de entrevistados, 0,4% informaram ao Instituto Opinião que rejeitam todos os candidatos, enquanto 31,4% disseram não rejeitar nenhum dos postulantes.

Gestão de Chico Mendes é aprovada por 85,9% dos eleitores

O Instituto Opinião questionou aos eleitores de São José de Piranhas como eles avaliam a gestão do atual prefeito e candidato à reeleição, Chico Mendes (Cidadania).

Para 85,9%, a maneira como o gestor administra está correta. Por outro lado, 9,3% reprovam a gestão municipal e 4,8% não sabem ou não responderam ao questionamento.

Maioria dos eleitores aprova governo João Azevedo

Prestes a completar o segundo ano do primeiro mandato, o governador João Azevedo (Cidadania) tem a gestão aprovada por 61,1% dos eleitores entrevistados pelo Instituto Opinião, em São José de Piranhas.

Já para 11,1%, a forma de João gerenciar o estado é reprovada. Não sabem ou não responderam representam 27,8%.

Governo Bolsonaro é reprovado por 45,6% em São José de Piranhas

A gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é reprovada por 45,6% dos eleitores de São José de Piranhas entrevistados pelo Instituto Opinião.

Na contramão desse dado, 35,6% aprovam o governo Bolsonaro. Não sabem ou não responderam somam 18,8%.

Dados técnicos

O Instituto Opinião realizou 27o entrevistas com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município de São José de Piranhas no último dia 8 de novembro, oito dias antes da eleição. Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Alto Boa Vista, Antas, Arapuá, Arcôncio Pereira, Barra, Barraginha, Caldeirão dos Vieiras, Centro, Contendes, Distrito Boa Vista, Distrito Bom Jesus, Distrito Piranhas Velhas, Dondom Palito, Frei Damião, Galante, Gilberto Furtado, Jenipapeiro, Lagoa de Dentro, Lagoa do Arroz, Lagoinha, Logrador, Malhada das Flores, Morros, Neves Lacerda, Pepa dos Lira, Picada dos Andrades, Picada dos Ferreiras, Ponta da Serra, Quixaranubim, Rabo da Gata, Santa Luzia, Santa Rosa, Santo Antônio, São Sebastião, Serra do Vital, Sítio Sítio, Tabuletão, Toto Morais, Triangulo, Várzea, Várzea da Caiçara, Vila Escondida, Vila Nova e Zé Pedro.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,o pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-o2852/2o2o.

Fonte: MaisPB

Deixe uma resposta