Destaque 2Paraíba

IMUNIZAÇÃO: Brasil não atinge meta das principais vacinas e pediatra afirma que situação é preocupante e que cartão vacinal deve estar em dia

Pediatra do Hospital do Hapvida em João Pessoa, Ivna Toscano.

Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde apontaram que pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas para crianças de zero a um ano de vida. A informação é alarmante e gera preocupação porque a ausência da vacina gera prejuízos à saúde da criança em curto, médio e longo prazo. Isso é o que afirma a pediatra do Hospital do Hapvida em João Pessoa, Ivna Toscano.

- PUBLICIDADE -

“Os prejuízos em curto prazo são o aumento da mortalidade infantil, pois as crianças não vacinadas ficam suscetíveis a contaminação por bactérias e vírus que causam doenças graves e letais. Em médio prazo poderemos observar o retorno de doenças antes erradicadas, como a poliomielite ou o retorno de doenças de baixa prevalência na população. Já em longo prazo, a baixa cobertura vacinal pode chegar a surtos e até mesmo pandemia de doenças prevenidas pelas vacinas”, explica.

O levantamento apresentado por meio do PIN mostra ainda que, em geral, a meta de vacinação entre bebês e crianças costuma variar entre 90% e 95% em condições ideais para assegurar a imunização infantil. Mas a realidade é outra e o Brasil alcançou a marca dos 51,6%. Diante dos índices a pediatra diz acreditar que o “medo de levar as crianças pra vacinar devido ao risco de contágio de coronavírus, acesso a informações equivocadas de grupos anti-vacina, falta de informação e orientação sobre vacinação em tempos de pandemia” são alguns fatores que colocam o país nesse patamar.

Partindo para o convívio coletivo, Ivna Toscano reforça que quanto menos pessoas forem vacinadas, maior a chance de ocorrer novos surtos de doenças que nos últimos anos eram de baixa prevalência. “Um exemplo a ser citado foi o surto recente de febre amarela e sarampo, essas doenças que antes eram restritas a determinados territórios de baixa cobertura vacinal ganharam alcance chegando a milhares de casos em pouco tempo”, lembra.

A pediatra do Hapvida assegura que as vacinas previnem infecções graves que podem levar à morte. “Portanto é de suma importância que as crianças sejam vacinadas no período correto para não perder o prazo de administração das doses das vacinas”, esclarece a médica que ainda chama à atenção para alguns cuidados primordiais acerca da imunização. “Atualize o cartão vacinal, mesmo em tempos de pandemia, os pontos de vacinação estão funcionando”, destaca.

Deixe uma resposta