Eleições 2020: Barroso pede a partidos que façam campanha contra conteúdo falso

Por:

Presidente do TSE se reuniu com legendas para debater regras das eleições municipais.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu nesta quarta-feira (23) que os partidos políticos promovam campanhas contra a disseminação de conteúdo falso nas eleições deste ano.

Barroso também pediu que as legendas recomendem o uso de máscaras aos eleitores e que evitem aglomerações nas atividades eleitorais.

As declarações foram dadas durante reunião com os presidentes dos partidos políticos – que aproveitaram para cobrar maior diálogo com a Corte na tomada de decisões que possam impactar as regras dos pleitos. Participaram do encontro representantes de todas as siglas.

As notícias falsas são apontadas como uma das maiores preocupações da Justiça Eleitoral. Na avaliação dos ministros, a disseminação de boatos nas mídias sociais contribui para a “degeneração” da democracia e do processo eleitoral.

Segundo relato de participantes da reunião, Barroso ressaltou que não existe “risco zero” contra a contaminação pelo novo coronavírus na votação. Apesar disso, o presidente do TSE diz que a Justiça Eleitoral trabalhou para reduzir ao máximo os riscos, adotando protocolos rigorosos.

Calendário adiado

As eleições municipais de 2020 foram adiadas em razão da pandemia. O primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo turno, se necessário, será em 29 de novembro. Neste ano, os eleitores escolhem prefeitos e vereadores.

Pelo calendário reformado, a propaganda eleitoral começa nesta sexta (26), quando termina o prazo para o registro das candidaturas.

G1
TV Globo — Brasília

Notícias relacionadas:

Política
Policial
Cidades