CidadesDestaque 2

Promotor diz que pais devem evitar evasão escolar; “quem desobedecer poderá ser penalizado por abandono intelectual do filho”

Entrevista concedida ao jornalista Afonso Webe.

Em meio à pandemia, que forçou o fechamento das unidades escolares para conter a disseminação do novo coronavírus, os alunos passaram assistir às aulas através de plataformas digitais ou por meio de atividades impressas.

- PUBLICIDADE -

Mesmo com as aulas pela internet, ainda há outros desafios como a evasão escolar na Rede Estadual e Municipal. Na função de Promotor da Infância e Adolescência, sendo responsável pela circunscrição da Promotoria de Justiça de Sousa, que envolve os municípios de Sousa, Aparecida, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Lastro, Vieirópolis, São Francisco e Santa Cruz, Manoel Pereira de Alencar (Dr.Pereira), concedeu entrevista ao jornalista Afonso Webe, nesta quarta-feira 23/09.

À nossa reportagem, Dr. Pereira elogiou o comprometimento de Gilmara Formiga e Sandra Mara em procurar dialogar acerca do problema de evasão nas escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Segundo ele, o primeiro que teve com as representantes da educação do município de Sousa e do Governo do Estado foi para ouvir quais são as colocações elencadas para que seja viabilizada uma estratégia para incentivar os alunos assistirem e participarem das aulas remotas ou através de atividade impressa.

“Lamentavelmente, foi constatado que muitos pais não estão indo buscar o material de estudo nas unidades escolares. Infelizmente, está faltando incentivo. Por parte do Ministério Público fica aqui um chamamento aos pais dos alunos para que façam sua parte como responsável pela educação dos seus filhos. Nós estamos fazendo um cadastro em parceria com a Secretaria de Educação e 10º GRE. Os que não obedecerem, nos casos mais graves tomaremos as medidas cabíveis, ou seja, até a parte criminal que é considerado com abandono intelectual. A gente não pode permitir, mesmo em meio à pandemia o correto é buscar o conhecimento”, frisa, Dr. Pereira.

Em contato com nossa redação, Gilmara Formiga afirmou que é preciso atender 100% dos alunos da rede, para isso o envolvimento da família é fundamental. Ele ainda frisou que foi elaborado um plano estratégico de ensino não presencial, disponibilizando atividades através de ferramentas como Whatsapp e impressas. “A parceria com Ministério Público fortalece o trabalho das redes municipal e estadual nesse período difícil de pandemia”, acrescenta.

Por sua vez, Sandra Mara afirma que a evasão nesse momento de pandemia gerou preocupação. Segundo ela, o Governo do Estado disponibilizou a plataforma de estudo Google Classroom. O material em formato impresso é disponibilizado nos casos em que a gestão da escola constatar a impossibilidade de o estudante acessar as plataformas ou redes sociais disponíveis. “Por existir a preocupação com a evasão escolar, procuramos buscar auxílio do Ministério Público para que os alunos façam as atividades online ou impressas, com o apoio dos pais ou responsáveis. Agradeço o comprometimento de Dr. Pereira, essa parceria é muito importante, finaliza.

Por Afonso Webe / jornalista MTB 2354/SP

OUÇA A ENTREVISTA ABAIXO

Deixe uma resposta