Destaque 1Paraíba

Municípios do Sertão paraibano enfrentam incêndios há nove dias

Incêndios acontecem nos municípios de Santa Terezinha, São José do Bonfim, Mãe D’Água e parte de Patos. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Completa nesta segunda-feira (21), nove dias que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba trabalha no combate ao fogo nos municípios de Santa Terezinha, São José do Bonfim, Mãe D’Água e parte de Patos, no Sertão da Paraíba. Apesar de ainda não ter a dimensão em quilômetros da área afetada, Santa Terezinha é o mais prejudicado, segundo informou, em entrevista ao ClickPB, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, major Danilo Galvão. Um sobrevoo foi feito pelos bombeiros, mostrando algumas áreas afetadas.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o comandante, o auge dos incêndios foi na última sexta-feira (18), quando foi necessário relocar algumas famílias. No entanto, os bombeiros conseguiram conter o fogo na tarde do sábado. Porém retornou nesse domingo e continua nesta segunda-feira. “A gente controla em um local, mas aparecem focos espalhados e acabou voltando ontem e hoje. É bem instável. O fogo está dando bastante trabalho”, afirmou.

O major Galvão informou que o trabalho tem sido intenso no município de Santa Terezinha. Em Mãe D’Água já foi contido. Inicialmente, de acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, a suspeita era de que o fogo tivesse ocorrido por conta da limpeza de terrenos, que geralmente os proprietários fazem para preparar área para plantação ou mesmo diminuir a quantidade de vegetação. No entanto, os focos se espalharam. “A gente percebeu que nos últimos dias tem aparecido em outros locais, acredita-se ser uma ação criminosa”, revelou.

Algumas famílias precisaram sair de suas residências, mas o quantitativo ainda não foi levantado. Alguns foram para casa de parentes, mas já retornaram logo após o fogo ser combatido. Ao todo, 20 homens trabalham diariamente juntamente com sete viaturas. Um relatório será feito pela instituição.

Fonte: ClickPB

Deixe uma resposta