CotidianoDestaque 1

Águas do São Francisco serão liberadas para abastecer o Ceará e PB segue sem previsão

Nesta quinta-feira, 20, a comporta do reservatório em Jati, no Ceará, foi acionada para liberar as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para abastecer o Estado, por meio Cinturão das águas (CAC). O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou da ação (Foto: Francelio Cardoso / Especial para O POVO)
A comporta do reservatório em Jati, no Ceará, foi acionada para liberar as águas (Foto: Francelio Cardoso / Especial para O POVO)

As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram liberadas para abastecer o Estado, por meio Cinturão das Águas (CAC), na manhã desta quinta-feira, 20. A comporta do Eixo Norte foi aberta em Jati, no Ceará, nesta quinta-feira pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

- PUBLICIDADE -

Estrutura deve garantir segurança hídrica para 4,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza. As águas chegaram ao Ceará em junho último e desde então estavam enchendo a barragem de Jati, que até ontem estava com 94,8% da capacidade, conforme registro da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).

De Jati, a água corre por 53Km no Eixo emergencial do Cinturão das Águas (CAC). As águas seguem até Missão Velha, onde desembocarão no Riacho Seco e, por gravidade, seguirão até o rio Salgado, desaguando no rio Jaguaribe. São aproximadamente 350 km entre o reservatório Jati e o açude Castanhão. É do açude Castanhão que as águas chegam na RMF, por um percurso de 200 km.

A nova etapa executada nesta quinta conta com “15 reservatórios, oito aquedutos, três túneis e 155 quilômetros de canais concretados”.

Ao todo, no futuro, órgão estima que “mais de 6,5 milhões de pessoas serão atendidas em 220 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte”.

Enquanto isso, o trecho do Eixo Norte que entra na Paraíba pelo município de São José de Piranhas ainda não tem previsão para começar a canalizar a água do Rio São Francisco.

.

Com O POVO Online

Deixe uma resposta