CidadesDestaque 2

Após acidente com gari em Monte Horebe, vereador sai em defesa da categoria, questiona Prefeitura sobre adicional de insalubridade e condições de trabalho

Depois de um acidente de trabalho, esta semana, com um dos nove garis que atuam na coleta de lixo em Monte Horebe, no Serão da Paraíba, o único vereador de oposição no município, José Nivânio (Cidadania), saiu em defesa da categoria para cobrar direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho. (Veja vídeo acima)

- PUBLICIDADE -

O acidente aconteceu no início desta semana, quando o servidor público municipal, Francisco Mendes, estava em cima de uma caçamba utilizada pela Prefeitura para fazer a coleta dos resíduos sólidos. Os colegas contaram que o rapaz estava amassando o lixo e quando o veículo passou em uma lombada, a vítima escorregou e caiu batendo a cabeça e as costas no chão. Ele foi socorrido às pressas pelo SAMU da cidade de Bonito de Santa Fé e conduzido ao Hospital Regional de Cajazeiras.

Diante do ocorrido, o vereador José Nivânio (conhecido como Torrado), procurou a redação do portal para questionar e reivindicar o adicional de insalubridade dos garis, que atualmente recebem apenas 20%, sendo que a norma trabalhista estabelece que o gari tem direito o adicional de insalubridade em grau máximo (40% do salário mínimo).

Os garis reivindicam melhores condições de trabalho e mais segurança.

O parlamentar também questiona a gestão municipal pela falta de um caminhão coletor. Monte Horebe é um dos poucos municípios que ainda não tem esse equipamento tão necessário. É que sem esse equipamento, os garis precisam subir em cima da caçamba para pisotear e amassar o lixo, correndo risco de acidente como o que aconteceu. Por isso, eles pedem condições de trabalho e mais segurança.

Outro ponto que os garis lamentam é em relação à saúde. Eles relatam que a Secretaria de Saúde do município realizou testes rápidos para a Covid-19 em outras áreas trabalhistas dos funcionários municipais, mas, deixaram a categoria dos garis de fora. “Nós garis nem ao menos fomos comunicados”, relataram os profissionais que pediram para não ser identificados temendo alguma represália.

Assista, ao vídeo acima, os questionamentos feitos pelo vereador, José Nivânio (Torrado).

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta