CidadesDestaque 1

Livraria do Sertão paraibano investe em kits e estratégias digitais para enfrentar período de crise

.

Apesar da aquisição de novos conhecimentos, do bem-estar e do estímulo à criatividade que estão associados ao hábito da leitura, empreendedores que atuam no segmento de livrarias estão enfrentando uma série de dificuldades para se manterem ativos no mercado durante a pandemia do coronavírus. Para enfrentar esses desafios e driblar a crise, muitos deles estão buscando novas formas de se relacionar e de atender às demandas e necessidades que estão surgindo entre os consumidores.

- PUBLICIDADE -

Exemplo disso vem do município de Cajazeiras, no Sertão paraibano, onde uma livraria atendida pelo Sebrae Paraíba decidiu transpor para o universo digital um projeto que, até o início da pandemia, só era realizado de forma presencial. De acordo com a empreendedora Regina Moura, o “Clube do Livro”, que reunia leitores frequentemente no estabelecimento para debater obras literárias e outros assuntos relacionados a esse universo, passou a ser realizado de forma digital, através de ferramentas para reuniões online.

O mesmo aconteceu com o “Clube do Livro Infantil”, que reunia crianças na livraria para a contação de histórias. “A pandemia afetou por completo o nosso negócio, porque além de termos uma loja física, nós fazemos também feiras de livros em outras cidades e estados, que foram adiadas ou canceladas. Passamos muito tempo fechados e isso afetou bastante o nosso negócio”, contou a empreendedora, ao destacar que as novas medidas foram fundamentais para manter a empresa ativa no mercado.

Além dos clubes de livros e da realização de promoções, a livraria também passou a trabalhar com a entrega de produtos. Outra estratégia adotada foi a criação de kits de livros destinados ao público infantil, que atraíram a atenção dos clientes. “Não está sendo fácil. É uma grande batalha que nós estamos enfrentando, então temos que inovar a cada dia, fazendo o possível para continuar no mercado”, acrescentou Regina.

Por sua vez, o gerente regional do Sebrae em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, ressaltou a importância da criatividade e da inovação nesse momento de dificuldades e desafios. “A crise pegou todos os empreendedores de surpresa, fazendo com que a maioria precisasse fechar as portas e urgentemente se reinventar, criando estratégias para a sua sobrevivência. Por essa razão, nesse momento os empreendedores devem tirar o S da palavra crise e criar alternativas para se adaptar a esse novo contexto de consumo”, afirmou.

Deixe uma resposta