Destaque 1Paraíba

Microempreendedores individuais representam 62,1% dos pequenos negócios paraibanos

Campanha gratuita promovida pelo Sebrae Paraíba oferece orientação e capacitação para que empresários possam lidar melhor com a crise do coronavírus

Criada há mais de 10 anos com o objetivo de estimular a formalização de profissionais autônomos no Brasil, a categoria do microempreendedor individual (MEI) já conta com 137,4 mil empresários na Paraíba. Segundo dados da Receita Federal, esse número corresponde a 62,1% do total de pequenos negócios ativos no estado, que é de 221,2 mil.

- PUBLICIDADE -

Os dados, atualizados pela Receita na última segunda-feira (18), demonstram a importância do MEI para a economia do estado e a necessidade, nesse momento de crise, de auxiliar os empreendedores a lidarem com os desafios e as dificuldades que surgiram com a pandemia do coronavírus. Por essa razão, o Sebrae Paraíba iniciou esta semana uma campanha de orientação e capacitação com foco nesses empresários, oferecendo conteúdos gratuitos sobre temas como finanças, legislação, marketing e vendas.

A campanha, que recebeu o nome de “MEI: Reinvente, Repense, Recrie”, é totalmente gratuita e digital. Entre os destaques dessa iniciativa, estão a realização de palestras, transmissões ao vivo e a apresentação de casos de sucesso de microempreendedores individuais da Paraíba.

Conforme a programação da semana, nesta quinta-feira (21) será realizada uma transmissão ao vivo no Instagram do Sebrae Paraíba, abordando o tema “Como o MEI pode se reinventar”. Já na sexta-feira (22), a transmissão ao vivo será realizada no YouTube, com a apresentação do caso de sucesso da Barbearia Original, que funciona em Campina Grande.

Além dessas transmissões, que oportunizam a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas dos empreendedores, a campanha do Sebrae também conta com palestras técnicas, que podem ser acessadas através do site da instituição, no endereço https://loja.sebraepb.com.br/loja/. Os temas disponíveis para esse primeiro momento da campanha são: “Consumidor 4.0”, “Estratégias Digitais”, “Como Dar os Primeiros Passos no Marketing Digital” e “O Poder da Disciplina nos Negócios”.

Para a analista do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, a predominância dos microempreendedores individuais no universo dos pequenos negócios do estado reforça a importância de oferecer auxílio durante o período de crise.

“Nesse momento em que todas as empresas estão enfrentando novos desafios, o MEI tem um papel fundamental para a geração de negócios e precisa se reinventar, repensar e recriar as suas atividades. Por essa razão, o Sebrae, durante essa campanha, está trazendo diversas palestras, consultorias online, informações sobre acesso ao crédito, dentre outros temas, disponibilizando também, como forma de inspiração, vídeos de casos de sucesso que conseguiram se reinventar e melhorar a gestão do seu negócio”, explicou a analista.

Participe – Para participar das atividades da campanha e acessar os conteúdos disponibilizados pelo Sebrae, os interessados devem visitar o site da instituição, no endereço http://www.sebraepb.com.br/.

Deixe uma resposta