Paraíba

Taxa de isolamento marca 40% na PB, abaixo dos 70% recomendados

Taxa de isolamento marca 40% na PB

A taxa de isolamento na Paraíba chegou a 40,3% nessa sexta (8), o segundo menor nível dessa semana, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A Paraíba passou de 2 mil casos do novo coronavírus, com 114 mortes.

- PUBLICIDADE -

O isolamento social é a medida mais eficaz para combater a disseminação do vírus, impedindo que uma grande quantidade de pessoas adoença ao mesmo tempo e lote hospitais. O percentual mínimo de isolamento para que ele tenha efeito é de 70%.

PM faz operação

A Polícia Militar deflagrou nessa sexta-feira (8) mais uma edição da Operação Previna-se, que vai fiscalizar o cumprimento do isolamento social durante o fim de semana, na Paraíba. O trabalho conta com a atuação de 1.623 policiais e 651 viaturas, em pelo menos 116 cidades. No domingo (10), quando é celebrado o Dia das Mães, haverá um reforço do policiamento nas ruas, para evitar crimes e o descumprimento das medidas.

A Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), que concentra mais de 60% dos casos confirmados de Covid-19 terá atenção especial, com reforço de 756 policiais e 298 viaturas.

O trabalho será coordenado pelo comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, que comentou sobre como será a atuação da corporação nas ruas. “Realizaremos pontos de orientação em vários locais, buscando a conscientização das pessoas sobre o momento que estamos passando, principalmente neste fim de semana, que vai definir o cenário dos próximos dias, tanto sobre novas medidas a serem adotadas pelo Estado, quanto sobre a curva da doença na Paraíba. A população precisa compreender que, mais do que nunca, é momento de ficar em casa e só sair se realmente for necessário”, destacou.

O uso de máscaras em ambientes públicos será fiscalizado e cobrado, com base no decreto estadual Nº 40.217, do dia 2 de maio de 2020. A atuação também vai apoiar o cumprimento dos decretos que proíbem o acesso a alguns espaços, a exemplo de praias e parques. Serão várias modalidades de policiamento mobilizadas, inclusive de tropas especiais.

Desde o começo do período de restrições sociais para evitar o avanço do novo coronavírus na Paraíba, com a publicação do decreto estadual Nº 40.135, de 20 de março de 2020, a Polícia Militar já atendeu 1.715 solicitações de descumprimento das medidas sanitárias, sendo que mais da metade foi na grande João Pessoa. Para denunciar, basta ligar 190.

Música
Paralelamente às ações de fiscalização do cumprimento das medidas e de prevenção aos crimes, a PM estará com o Policiamento Musical Solidário percorrendo bairros para levar música para as pessoas que estão dentro de casa, obedecendo o isolamento social.

“Essa interação, através das canções, é uma forma de agradecer pela consciência e contribuição das pessoas com o momento em que vivemos, no qual a atitude de cada um pode fazer a diferença para todos”, informou o Comando da PM.

Portal Correio

Deixe uma resposta