CidadesDestaque 2

Cajazeiras, São José de Piranhas e Uiraúna são as primeiras a receber kits de testes rápidos de covid-19 na microrregião

9ª GRS: UPA de Cajazeiras, Hospital Municipal de São José de Piranhas e Posto de Testagem em Uiraúna (Foto/reprodução)

As cidades de Cajazeiras, São José de Piranhas e Uiraúna são as três primeiras, entre os 15 municípios da 9ª Gerência Regional de Saúde, a receber os kits de testes rápidos da Covid-19 para a população que começaram ser distribuídos pelo Governo da Paraíba, nesta sexta-feira (24). Na terra do Padre Rolim os testes rápidos serão enviados para a UPA, em Jatobá para o Hospital Municipal e em Uiraúna para Posto de Testagem.

- PUBLICIDADE -

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, nessa primeira remessa somente 36 municípios paraibanos vão receber. Ao todo, foram adquiridos com recursos próprios 310 mil testes, que chegarão em lotes ao nosso estado. Os testes rápidos serão utilizados nas pessoas a partir do 8° dia do início de sintomas de síndrome gripal (febre, tosse seca, dor de garganta, dor no corpo) e ofertados nos serviços de saúde do Estado. A intenção é ampliar a testagem quando os próximos lotes chegarem à Paraíba.

O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi, explicou que o teste rápido é um modelo de triagem. Não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada ou recuperada da infecção. Trata-se de uma ferramenta que funciona como auxílio no diagnóstico de infecções primárias e secundárias pelo novo coronavírus. Existem limitações, pois o caso suspeito deve esperar um período mínimo de oito dias para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste. Se o teste rápido apresentar o resultado positivo, o ideal é confirmar com o exame PCR.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta