Usina Energisa indica bandas paraibanas de rock, podcast para público infantil e artista plástico para conhecer durante a quarentena

Por:

Formada em João Pessoa em 2009, atualmente a banda Belafel é uma das atrações

A Usina Energisa está com a programação cultural suspensa devido ao cenário de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus. Entretanto, na intenção de contribuir com a disseminação e valorização da cultura paraibana, semanalmente o centro cultural vem dando dicas de artistas locais para que o público possa conhecer durante a quarentena.

Os artistas e o material produzido por eles podem ser conferidos gratuitamente na internet através de multiplataformas. Nesta semana, a Usina destaca os trabalhos das bandas paraibanas de rock Belafel, Vinil Vagabundo e Survivant; o podcast “Achadouros da Infância”, da professora Beatriz Almeida; e o talento do artista plástico e ilustrador Francisco José Souto Leite, mais conhecido como Shiko.

Música

Banda Belafel
Formada em João Pessoa em 2009, atualmente a banda Belafel é formada pelos músicos Amando Marques (bateria), Estevam Dedalus (guitarra base), Thiago Bandeira (guitarra e violões), Steven Pedrosa (baixo) e Silmara Braz (vocal). O grupo tem um trabalho autoral com influências que vão desde a cena brasileira – com destaque para os tropicalistas, Chico César e Zé Ramalho – até o rock inglês. Uma das características marcantes da banda é a preocupação com a questão estética e a presença de poesias em suas canções. O trabalho da Belafel pode ser conferido através do seu canal no Youtube: https://www.youtube.com/belafel.

Vinil Vagabundo
A banda Vinil Vagabundo foi formada em 2013 na cidade de Cajazeiras, no Sertão do estado. Com um enfoque autoral e um híbrido entre a música brasileira e o indie rock, o grupo é formado pelos músicos Fábio Vasques (voz/guitarra), Pedro Arthur (voz/guitarra), Victor Ramalho (voz/baixo) e Luciano Lunes (teclado). Vale a pena conferir o EP “Limbo Circular”, lançado no ano passado. As músicas podem ser ouvidas no aplicativo Spotify e no canal da banda no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCBagq28Fwtb1aHGbcQ9JzHQ/featured).

Survivant
Natural de João Pessoa, a banda Survivant é formada pelos membros Lucas Silva, Gabriel Reisenden e Jamal Santos, que começaram o grupo fazendo um som instrumental sem pretensões. A Survivant tem referência no rock dos Beatles e funk, mas também cultua os grandes nomes da MPB. Um dos grandes sucessos da banda é o single “Hoje”. O trabalho da Survivant pode ser conferido através do seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCwmuv-ca1d7ImqXWrs2rX5g?view_as=subscriber) e aplicativos de música como o Spotify.

Podcast

Achadouros da Infância
Para ouvir com a criançada, uma boa opção é o podcast educativo de contação de histórias “Achadouros da Infância”, da professora paraibana Beatriz Almeida. Semanalmente, ela atualiza a plataforma com episódios de livros de literatura infantil. O podcast pode ser conferido no Spotify através do link https://open.spotify.com/show/2RdSlyhVoi0BwAFfEc0ie4?si=rCd_GzN2TfKxMsW3yNKKIg.

Artes plásticas e ilustrações

Shiko
Francisco José Souto Leite, o Shiko, é natural de Patos, no Sertão do estado.  O artista produz trabalhos em diversos formatos e também atua como artista plástico, ilustrador, grafiteiro, roteirista, quadrinista e diretor de curtas-metragens. Suas obras incluem a adaptação de “O Quinze” e as graphic novels “O Azul Indiferente do Céu”, “Talvez seja mentira”, “Lavagem” e “Piteco – Ingá”. Recentemente, Shiko lançou a HQ de terror “Três Buracos”. O artista também ilustrou painéis de grafite que retratam artistas da terra e cenas cotidianas em várias cidades e locais da Paraíba. O trabalho de Shiko pode ser conferido através do seu Flickr (https://www.flickr.com/photos/derbyblue/with/25517158843/) e da loja virtual do artista no Instagram (https://www.instagram.com/shikoloja/).

Notícias relacionadas:

Política
Política
Cidades