BrasilDestaque 2

Ceará tem bimestre mais chuvoso em 34 anos, aponta Funceme

Foto: Divulgação

O bimestre fevereiro-março foi o mais chuvoso do Ceará desde 1986, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nestes dois primeiros meses da Quadra Chuvosa, o acumulado médio foi de 461,7 milímetros, o que corresponde a 43,4% acima da normal climatológica para o período, que é de 322 mm.

- PUBLICIDADE -

Conforme a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, “embora as chuvas no centro-norte do estado tenham ocorrido, nesses últimos dois meses, de uma forma um pouco mais abundante, esse ano de 2020 tem mostrado uma distribuição um pouco mais uniforme dessas precipitações”.

Ela reforça ainda que essa distribuição ocorreu porque, neste ano, as chuvas tiveram influência tanto da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) como também pela formação de áreas de instabilidade associadas a Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e até mesmo sistema frontais estacionários que posicionaram-se próximo à região da Bahia.

Macrorregiões

Considerando os dados por macrorregiões, a mais beneficiada foi o Cariri, no sul do estado, com 601,4 mm. Este acumulado representa 60,8% acima da normal climatológica.

Cariri, no sul, foi a mais beneficiada com as precipitações do bimestre (FONTE: Funceme)

Reservatórios

Os principais do Ceará têm recebido um reforço no aporte de água, mas a situação continua preocupante e segue sendo aconselhado o uso consciente da água no estado. O açude de Orós está com 16,6% e o Castanhão, maior do estado, apresenta 10,69% da sua capacidade total.

Porém, com precipitações expressivas no sul, área onde estão os principais reservatórios, os volumes têm variado positivamente. Hoje, dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 33 estão sangrando.

Abril

Para o mês de abril, a normal climatológica é 188 mm, sendo o segundo mês da quadra chuvosa com a maior média esperada. De acordo com prognóstico de chuvas divulgado pela Funceme no último mês de fevereiro, a previsão é de 40% de chuvas acima da média, 40% no entorno e 20% abaixo da normal considerando todo o período de março a maio.

Deixe uma resposta