CORONAVÍRUS: Prefeitura de Sousa divulga ações de detecção, evolução e monitoramento; confira relatório

Por:

Sede do governo municipal

O município de Sousa-PB até a data de 31 de Março de 2020 possui 12 casos notificados, destes, 01 caso foi detectado para Covid-19 – coronavírus, todos os demais casos foram ou estão sendo monitorados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica.

Caso detectado

Notificado no dia 20 de março de 2020, Homem, 26 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sem histórico de viagem, sem comorbidades, em evolução clínica favorável e em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

Casos em Investigação

• Notificado em 20 de março de 2020, homem, 58 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sem histórico de viagem, sem comorbidades, em evolução clínica favorável e em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

• Notificado em 20 de março de 2020, homem, 41 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sem histórico de viagem, comorbidade Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, em evolução clínica favorável e em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

• Notificado em 21 de março de 2020, homem, 54 anos, estabelecimento notificante Hospital Regional de Sousa-PB, sem histórico de viagem, comorbidade alcoolismo, em evolução clínica favorável e em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

• Notificado em 26 de março de 2020, mulher, 40 anos, estabelecimento notificante Hospital Regional de Sousa-PB, sem histórico de viagem, sem comorbidade, em evolução clínica favorável e em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

• Notificado em 27 de março de 2020, homem, 11 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sem histórico de viagem, sem comorbidades, em evolução clínica, apresentando desconforto respiratório e em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

• Notificado em 29 de março de 2020, mulher, 54 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sem histórico de viagem, comorbidade cardíaca, em evolução clínica favorável e em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

• Notificado em 29 de março de 2020, homem, 27 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sem histórico de viagem, comorbidades doença Neurológica crônica, em evolução clínica favorável e em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

Casos Descartados

• Notificado em 17 de março de 2020, homem, 21 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sem histórico de viagem, comorbidade asmático, cumpriu isolamento social recomendo.

• Notificado em 17 de março de 2020, homem, 26 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, com histórico de viagem, sem comorbidade, cumpriu isolamento social recomendo.

• Notificado em 19 de março de 2020, mulher, 36 anos, estabelecimento notificante Unidade de Pronto Atendimento – UPA, com histórico de viagem, comorbidade asmática, cumpriu isolamento social recomendo.

• Notificado em 21 de março de 2020, homem, 74 anos, estabelecimento notificante Hospital Regional de Sousa – HRS, sem histórico de viagem, comorbidade Diabético, Hipertenso e sequelado de AVC, cumpriu isolamento social recomendo.

Barreiras Sanitárias

O município de Sousa através da Secretaria Municipal de Saúde e por meio da coordenação de Vigilância Ambiental em parceira com a Guarda Municipal e Bombeiros civis, trabalham desde o dia 24 de março nas barreiras sanitárias nas quatro principais vias de acesso ao município de Sousa, são elas: Trevo de acesso pelas cidades de Uiraúna e Lastro, Trevo de acesso pela cidade de Aparecida, contorno de acesso Residencial Silvana Braga e Trevo de acesso pela Ambeve.

Nas barreiras são realizados serviço de desinfecção de veículos oriundos de outras cidades e estados bem como aferida temperatura dos ocupantes e realizado triagem de possíveis infectados, estes são acolhidos e encaminhados para atendimento médico evitando a circulação pelas vias da cidade.

Desinfecção de Prédios Públicos e de maior circulação de pessoas

Todos os prédios públicos do município e prédios de maior circulação a exemplo de agências bancárias passarão por desinfecção, o objetivo é esterilizar o maior numero possível de comércios e serviços públicos garantindo assim maior segurança para os cidadãos que necessitam da utilização destes serviços.

Assistência Social

Os casos de pacientes que se enquadram em baixa renda e que permanecem em investigação além do monitoramento diário por equipes da vigilância epidemiológica receberam doação de cestas básicas e medicamentos além do custeio do aluguel social para os que estão sem abrigo nesse momento de crise, exemplo dessas ações são os moradores de rua que estão sendo acolhidos e assistidos pela Secretaria de Saúde, Assistência Social e Gabinete.

Notícias relacionadas:

Cidades
Cidades
Cidades