Destaque 2Paraíba

João Azevêdo participa de videoconferência com Bolsonaro e cobra renda básica para profissionais autônomos, equipamentos de saúde e testes para o coronavírus

Videoconferência com Bolsonaro.

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (23), de videoconferência com o presidente da República Jair Bolsonaro, ocasião em que foram discutidas ações de enfrentamento do coronavírus e apresentadas as respostas do governo federal às demandas apresentadas pelo Fórum de Governadores do Brasil.

- PUBLICIDADE -

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual cobrou a necessidade da instituição da renda básica da cidadania para atender neste momento os profissionais autônomos; solicitou o envio de insumos e equipamentos de proteção individual (EPI) e questionou sobre o prazo de entrega dos testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 nos Estados.

Dentre as ações sinalizadas pelo governo central de apoio aos Estados estão a recomposição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), liberação de recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), renegociação das dívidas dos Estados, aprovação do Plano Mansueto, liberação de operações de créditos e de benefícios do Bolsa Família.

“Eu acho que esse é o caminho, de o governo federal assumir o que é preciso, que é o comando de todas as ações, em um momento tão diferente no Brasil, que terá de rever, inclusive, vários conceitos, após a saída dessa crise, não só no campo econômico, mas de urbanização de cidades, por exemplo”, pontuou João Azevêdo.

O presidente da República Jair Bolsonaro agradeceu aos gestores estaduais pelo encontro. “Eu parabenizo pelos entendimentos e pela cooperação para se vencer os obstáculos”, falou.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, detalhou aos governadores as medidas adotadas pela Pasta para combater o novo vírus e assegurou a liberação para os Estados de equipamentos e insumos, bem como a habilitação de leitos de internação.

Também participaram da videoconferência o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e auxiliares da área Econômica e de Transportes.

Deixe uma resposta