Esporte

Coronavírus: Prefeito de Bonito de Santa Fé decreta situação de emergência em saúde e adota medidas de prevenção

Prefeito adota medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do Novo Coronavírus.

A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, decretou nesta quarta-feira (18/03), situação de emergência para o enfrentamento da pandemia decorrente do Novo Coronavírus.

- PUBLICIDADE -

Uma vez que, de acordo com o Decreto nº 2366/2020, considerando que o município de Bonito de Santa Fé, é cidade localizada próxima à fronteira com o estado do Ceará, e que estudos apontam eficácia com a diminuição de casos de transmissão do Covid-19 (Coronavírus) quando existe medidas de afastamento social e prevenção.

Foi criado o Comitê Intersetorial de Enfretamento ao Covid-19 no município responsável por modificar/alterar as medidas referentes ao enfrentamento da proliferação do Covid-19, de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.
A norma prevê que a preferência pelo atendimento por meio de telefone nas repartições públicas municipais, que funcionarão com horário de atendimento presencial reduzido.

Os servidores municipais que se encontram dentro do grupo de risco, ou seja, com idade superior a 60 anos, portadores de doenças crônicas ou autoimunes e grávidas, deverão permanecer em suas residências até ulterior deliberação.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará linhas telefônicas exclusivas atendidas por profissionais da saúde, para orientar a população de Bonito de Santa Fé.

Na área da saúde, as férias, licenças sem vencimentos e folgas estão suspensas, sendo toda a força de trabalho convocada para atuar nesse momento emergencial.

Na área da educação, as aulas das redes públicas e da rede privada estão suspensas a partir do dia 19 de março de 2020 até 19 de abril de 2020, podendo ser prorrogado ou antecipada a depender da situação epidemiológica.

Na área cultural, ficam suspensos pelo prazo de validade do presente decreto todos os eventos de massa, sejam eles governamentais, políticos, esportivos, culturais, artísticos, comerciais, científicos, e quaisquer outros que tenham concentração de público superior a 100(cem) pessoas em espaços abertos ou ainda 50(cinquenta)pessoas em espaço fechado.

Ficam suspensas as feiras livres, atividades em organizações não governamentais, a partir do dia 19 de março de 2020 até 19 de abril de 2020.

Também foram suspensas as atividades dos grupos de convivência de programas sociais, e suspensas as atividades com crianças e adolescentes beneficiárias do Serviço de Convivência E Fortalecimento de Vínculos- SCFV da sede do município e do Distrito de Viana de Bonito de Santa Fé.

Foi recomendada a adoção de medidas preventivas para combate à proliferação da epidemia por parte de bares, restaurantes, academias e outras atividades de lazer, evitando a formação de aglomerados de pessoas e contato com superfícies que podem servir como fonte de contaminação.

Informações sobres a adoção dos atos de prevenção ao enfretamento do Covid19 (Coronavírus) e ainda, comunicar aos órgãos ligados aos setores de comércio,indústria,rede privada de educação e instituições sociais e religiosas, a decretação das medidas, bem como orientar para que todas também adotem medidas que justifiquem a prevenção nesse momento tão necessárias.

O Prefeito Chico Pereira, destaca que as medidas são necessárias para evitar a disseminação da doença, mas ele reforça que o município está preparado e todas as medidas necessárias já foram estabelecidas. “Estamos agindo antecipadamente a fim de resguardar a saúde de nossa população, portanto tais medidas são necessárias”, disse o Prefeito.

Com Assessoria

Deixe uma resposta