Gravimetria: Prefeitura de São José de Piranhas realizou estudos sobre Resíduos Sólidos

Por:

Prefeitura realizou estudos sobre Resíduos Sólidos

De acordo com a lei 12.305/2010 que determinou a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, o município de São José de Piranhas realizou entre os dias 10 a 13 de março do corrente ano, seu estudo gravimétrico que será usado para adequar a gestão dos serviços públicos de limpeza urbana, ações que estarão no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS.

A gestão dos resíduos sólidos, com o fim do lixão, é uma das metas do Prefeito Chico Mendes, onde foram mobilizados os agentes de saúde e de limpeza do município, sob a coordenação do Secretário de Administração o Sr. Tiago Sobral e da Saúde a Dra. Neuma Cavalcanti, que ajudaram na logística da coleta dos resíduos junto à comunidade.

A equipe encarregada para realização dos trabalhos foi o Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária – GETEC, que tem a coordenação do economista Tarcísio Valério da Costa e dos técnicos do GETEC, Palloma Morais (Engenheira Ambiental) e Genival Quirino (Engenheiro Agrônomo), em parceria com a UFPB/PRAC.

Veja galeria de fotos abaixo

A gravimetria possibilita:

a) conhecer a composição gravimétrica do resíduo sólido domiciliar (seco x molhado);

b) estimar geração per capita; indica a possibilidade de aproveitamento das frações recicláveis e da matéria orgânica;

c) auxiliar na projeção da geração dos resíduos sólidos para planos de gerenciamento futuros (aterro sanitário).

.

Comunicação – Ascom

Notícias relacionadas:

Brasil
Cotidiano
Paraíba