CulturaDestaque 1

Secretaria de Cultura de São José de Piranhas apresenta folclore na festa social do Padroeiro

Noite da Cultura na Festa Social do Padroeiro São José.

Há muitos anos a festa do Padroeiro São José faz parte da Cultura e História de São José de Piranhas. É uma festividade antiga, tradicional e envolvente do município.

- PUBLICIDADE -

2020 é mais um ano desta celebração que a gestão municipal traz uma grande atração Cultural, voltada para as expressões artísticas do nosso povo. A noite Cultural foi vivenciada no sábado (14), logo após a Santa Missa do Novenário.

A apresentação ficou a cargo da Secretaria de Cultura. O público teve a oportunidade de contemplar o grupo folclórico TROPA de Danças Regionais de Joca Claudino, cidade situada no alto Sertão da Paraíba, é formada por 20 integrantes entre dançarinos, direção e produção. Foi criada em julho de 2006 com a finalidade de preservar e divulgar a cultura local, nordestina e brasileira a partir da interpretação e da dança. Atualmente a TROPA conta com um repertório coreográfico de três espetáculos: Xaxado, Ciranda e coco e Mistura Paraibana. O Grupo já participou de eventos em 90% das cidades vizinhas e nos estado do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco.

O espetáculo apresentado foi o Mistura Paraibana, que é uma proposta coreográfica de alguns estilos de danças mais presente na cultura paraibana, cuja faz uma ligação do sertão ao litoral, do ciclo junino ao ciclo natalino. Cada estilo traz sua beleza, seu ritmo de dançar, sua forma de se vestir tornando-se dinâmico para os apreciadores. Durante todo espetáculo aconteceram mudanças de acessórios que compõem o figurino dos dançarinos (as). A apresentação foi muito aplaudida pelo público presente.

Na sequência, teve uma apresentação musical, com o músico piranhense Marquinho Diniz e outros dois músicos de Bonito de Santa Fé, colocando todo mundo para dançar. Padre Dalmir Cornélio agradeceu a parceria com a prefeitura.

“É um prazer estar mais uma vez realizando a noite Cultural desta tradicional festa do padroeiro São José em São José de Piranhas. A cada ano este momento vai ficando maior, mais envolvente e nós da Cultura, eu juntamente com a Secretária da pasta, Ernestina Campos, sentimos satisfação e ficamos muito felizes em participar deste evento”, disse Jorge Maquieira, Subsecretário Municipal de Cultura.

Veja fotos na galeria abaixo

Para o Prefeito Chico Mendes, que estava representado pela primeira dama Nildalânia Braz, é uma alegria poder trazer uma apresentação folclórica como forma de fomentar a cultura em São José de Piranhas. “Nossa missão é cuidar melhor das pessoas, construir uma cidade cada vez melhor e levar (mais) qualidade de vida aos cidadãos piranhenses. Trazer esta manifestação cultural, é reflexo do nosso trabalho, construindo a cada dia por uma equipe qualificada e comprometida”, declarou o prefeito.

A Festa do Padroeiro vai até 19 de março e termina com uma procissão que reúne milhares de fiéis.

Por: Jorge Maquieira

Deixe uma resposta