CidadesDestaque 1

Prefeito Tyrone participa do lançamento do Programa Educação Conectada, em Sousa

Em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Sousa realiza evento de lançamento do Programa Educação Conectada com presença do prefeito Tyrone.

Prioridade absoluta nas ações da gestão municipal, a educação comemora este mês mais uma conquista. Entre tantos outros programas e projetos que vêm transformando positivamente a realidade das escolas municipais e beneficiando alunos, professores e servidores, a Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, lançou o Programa de Inovação Tecnológica Educação Conectada, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que permite acesso à internet de alta velocidade nas escolas, para ser utilizada em atividades educacionais.

- PUBLICIDADE -

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, secretária Municipal de Educação, Gilmara Formiga; secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado e a gerente da 10º Regional de Educação de Sousa, Sandra Mara.

Em sua fala, o prefeito Fábio Tyrone destacou que Sousa mais uma vez se destaca como referência de uma boa educação. Ele ainda reafirma que a Educação Conectada é uma conquista que vai modernizar a aprendizagem no município. “A educação sempre foi e sempre será uma prioridade em nossa gestão. Mesmo diante das maiores dificuldades financeiras, não contingenciamos gastos para investir nessa área tão importante. Vivemos muitas experiencias positivas. Estamos também inseridos no Educar Pra Valer da Fundação Lemann. Muito já foi feito e sempre há mais por fazer. Agora, a Educação Conectada coloca nossas escolas municipais com um pé no futuro, por meio da facilidade de acesso à tecnologia, o que mais uma vez nos deixa muito felizes e orgulhosos.

Para a secretária Gilmara Formiga, o Programa Educação Conectada é uma ferramenta que promove a excelência na educação municipal. Para ela, seu papel, enquanto gestora, é proporcionar as condições necessárias para a implementação de programas que resultam em qualificação dos professores e um melhor aprendizado para os alunos. O prefeito Tyrone dá total respaldo às nossas ações, que seguem sua orientação de ter a educação como prioridade. Com austeridade, equilíbrio nos gastos e investimentos, apoio e a comprometimento dos nossos servidores, estamos conseguindo transformar para melhor a Educação de Sousa”, destaca.

O secretário Cláudio Furtado destacou o trabalho realizado pala Secretaria de Educação de Sousa. Segundo ele, a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Município de Sousa é essencial. O secretário ainda destacou a Chamada Pública da Educação Conectada selecionou seis estados como piloto para ações voltadas à conectividade e uso de tecnologia no cotidiano escolar. O contrato de financiamento não reembolsável do BNDES foi assinado no final do ano de 2018 e envolverá 100% das escolas estaduais de Campina Grande e Sousa e mais 50% das escolas municipais dessas cidades, somando um valor a ser investido no Estado equivalente a R$ 4 milhões.

Programa Inovação Educação Conectada

O Programa do Ministério da Educação tem a missão de universalizar o acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica. Para isso, o programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso da tecnologia digital tenha efeito positivo na educação. O programa capacita profissionais, oferece conteúdo digital às escolas e investimento em equipamentos físicos para a conexão, apoiando técnica e financeiramente as escolas e redes de ensino.

Deixe uma resposta