Destaque 1Paraíba

Atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos será discutida em 10 cidades

Começa nesta terça-feira (28) a sequência de seminários sobre a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (PERH-PB). O primeiro debate será realizado às 9h, na Câmara de Vereadores de Itaporanga. Até o final de fevereiro, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) discutirá o tema em pelo menos 10 cidades. Todos os encontros são abertos ao público.

- PUBLICIDADE -

Na quarta-feira (29), o seminário será realizado na Câmara de Vereadores de Sousa. Na quinta-feira (30), no auditório do Café Cultura em Santa Luzia e na próxima segunda-feira (04/02), na Câmara de Vereadores de Taperoá. O calendário completo está disponível no site aesa.pb.gov.br .

O objetivo do PERH é orientar as políticas e o gerenciamento dos recursos hídricos, buscando soluções para problemas de abastecimento em várias cidades paraibanas. Elaborado em 2006, o Plano Estadual precisa de atualizações, para contemplar temas como transposição do Rio São Francisco e o Canal das Vertentes Litorâneas.

A atualização do PERH está sendo realizada por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, assinado em 30 de setembro de 2016. O acordo, que tinha vencimento programado para outubro de 2018, foi ampliado para outubro de 2020 após a realização de um Termo Aditivo.

Volume dos açudes – Dos 134 reservatórios monitorados pela Aesa, 33 estão com menos de 5% do volume total. Outros 50 têm menos de 20% e 50 reservatórios possuem capacidade superior a 20%. Apenas um está sangrando: o São José 2, localizado no município de Monteiro. A lista com a situação detalhada de cada barragem está disponível no site aesa.pb.gov.br  .

Deixe uma resposta