BrasilDestaque 2

Entenda sobre o funcionamento do motor dos veículos Opel

Motor dos veículos Opel

O lançamento do automóvel que utiliza o motor para se movimentar, causou uma grande revolução no quesito transporte, no século XIX. Com o passar do tempo, pouca coisa mudou mas os carros são considerados elementos muito importantes na sociedade.

- PUBLICIDADE -

Apesar de muitas pessoas possuírem veículos, poucos entendem sobre seu funcionamento. A mecânica de funcionamento do motor de um carro não é um item de extrema dificuldade, sendo possível que o condutor conheça e aprenda sempre mais sobre sua lógica. Desta forma, há a possibilidade de evitar possíveis problemas e aumento de gastos desnecessários no reparo.

COMPONENTES

O principal componente do motor é um cilindro, que possui entrada e saída, sendo este fechado por válvulas. Do lado oposto temos o pistão, que se move para frente e para trás, aumentando ou diminuindo a área interna do cilindro nesse movimento.

Há também a vela, que fica entre as válvulas, que gera a faísca de ignição. Externamente ao cilindro e conectados ao pistão estão a biela e o virabrequim. Um motor é composto de vários cilindros em linha ou em V, e quanto mais cilindros, maior a potência dele — mas esse não é o único fator de influência.

FUNCIONAMENTO

A combustão provoca uma explosão no cilindro, gerando energia cinética e calor. O calor corresponde a 70% da energia da explosão e precisa ser dissipado, para que não haja um superaquecimento.O funcionamento do motor se dá em quatro fases: admissão, compressão, combustão e escape. Saiba mais sobre cada uma a seguir.

  • Admissão: nesta fase, a bateria move o pistão que aumenta o espaço interno do cilindro. Simultaneamente, a válvula de entrada abre possibilitando a entrada de combustível.
  • Compressão: a válvula se fecha e o pistão retorna, comprimindo o ar e o combustível;
  • Combustão: a vela provoca uma faísca que causa a explosão da mistura e empurra o pistão para fora. O pistão possibilita o movimento da biela e virabrequim, impulsionando as rodas .
  • Escape: o virabrequim continua seu movimento cíclico e empurra o pistão novamente para dentro do cilindro. Nesse momento a válvula de saída está aberta, liberando gás carbônico do sistema. Do escape, retorna-se para a admissão, mantendo o ciclo enquanto o motor estiver ligado.

A Opel tem uma grande história no país e muitos modelos pararam de ser comercializado a poucos anos. Sendo assim, ainda há muitos veículos nas vias, sendo necessário fazer manutenção e reparos frequentemente. Quando o motor apresentar algum defeito, recomendamos que o condutor busque assistência em uma oficina especializada, onde um profissional capacitado poderá identificar o problema e relatar qual a melhor solução. Assim, ele poderá informar quais as peças que deverão ser substituídas, para que o automóvel volte ao seu perfeito estado.

As peças de reposição podem ser adquiridas online, via internet, com garantia, segurança da qualidade e entrega do produto. Um dos sites que as pessoas que desejam adquirir peças podem acessar é a loja online www.autopecas-online.pt que tem os melhores preços do mercado europeu e tendo ótimo custo benefício.

Deixe uma resposta