CidadesDestaque 1

Cerca de 200 participantes se fizeram presentes na II Conferência Municipal de Educação de São José de Piranhas-PB

A ll Conferência Municipal de Educação serviu para avaliação e monitoramento do PME (plano municipal de Educação).

Realizada na última terça-feira, dia 10 de dezembro, na EMEIF Antônio Lacerda Neto, a II Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) teve como objetivo acompanhar o processo de monitoramento e avaliação das metas e estratégias do PME (Plano Municipal de Educação), por meio da validação das notas técnicas, apontadas no “Relatório de Monitoramento e Avaliação do PME”, com caráter propositivo e deliberativo.

- PUBLICIDADE -

Promovida pela equipe coordenadora do PME em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, a Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME foi aberta a todos os setores/segmentos com a finalidade de aprimorar a qualidade da educação no município, garantindo a gestão democrática por meio da participação do Poder Público, segmentos educacionais, setores sociais, conselhos, entidades que atuam na área da educação, outros profissionais e munícipes interessados.

Após apresentação cultural do Serviço de Convivência e Formação de Vínculos que abrilhantou o evento com musical e coreografia de natal sob orientação das professoras Lucivania Oliveira e Mila Félix, a secretária de educação fez a entrega premiação tablets aos alunos da EMEIF Joaquim Pereira Lima, José Renan Santos Alves vencedor do Concurso de desenho da CGU e Wesley de Oliveira Fernandes, pela menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Alem disso os alunos receberam uma comenda como reconhecimento do desempenho de ambos, bem como o Professor Carlos Gonçalves que também teve seu trabalho reconhecido de excelência pela gestora da Secretaria Municipal de Educação.

Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento, entre professores, diretores, representantes de pais e alunos, estudantes e equipe técnica da Secretaria de Educação. Também estiveram presentes, a secretária de Educação, Fabiana Alves Inácio e a subsecretária Maria do Socorro Elisângela Leite da Silva, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Prof. Claudenice Mendes, O vereador Bonaldo Dias, representando os vereadores deste município, presente ainda o subsecretário da Administração Dr. Thiago Vieira Sobral, que na ocasião representou o Prefeito Municipal, bem como a Procuradora Municipal, Dra. Gisely Sousa, ministrante da palestra com o tema “ Inovação e uso de evidências em Políticas Públicas educacionais”, tema considerado pertinente para a ocasião, principalmente pela forma que foi conduzido pela palestrante.

Veja galeria de fotos abaixo

Por ocasião da palestra,a Dra. Giselly Sousa, cuja apresentação foi magnífica e avaliada por todos os presentes como valiosa, enfatizou além de outros aspectos, que as medidas tomadas pelos governos em relação à educação básica constituem um conjunto de políticas públicas estabelecidas na tentativa de colocar o país em condições similares aos presentes nos demais países, tanto nos resultados alcançados pelos alunos como na duração da escolaridade obrigatória.

A presidente do Conselho Municipal de Educação apresentou a composição do Conselho deste município, e também o trabalho já realizado pelo referido Conselho.E finalizou fazendo um convite ao participantes para se inteirarem do papel do órgão e dos trabalhos que ora realiza.

Finda a primeira parte da conferência, os inscritos participaram das discussões em salas temáticas , a saber: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior, Gestão democrática, Inclusão e Financiamento da Educação , coordenadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, os participantes discutiram em torno da avaliação e monitoramento do PME e através de um relator, encaminharam propostas de estratégias das metas do plano que foram apresentadas e votadas na plenária, momento final da Conferência.

Concluídos os trabalhos, a Secretária Fabiana Inácio, agradeceu a presença de todos e teceu elogios à participação dos professores da rede municipal de ensino , bem assim à condução da Palestra do evento por Dra. Gisely Sousa, a quem agradece pela sua constante parceria com a Pasta de Educação Piranhense.

Por Socorro Holanda

Deixe uma resposta