Destaque 1Paraíba

Hospital de Patos atendeu 78 vítimas de acidentes de trânsito na última semana

Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos.

No período de 14 a 20 de outubro, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, atendeu 92 pacientes com diversas lesões, algumas das quais que necessitaram de encaminhamento para cirurgias, vítimas de acidentes de trânsito – 78 no total – e de lesões por violência – 14 casos. Ao contabilizar o número de acidentados, mais uma vez, um dado chama atenção: o número de casos envolvendo acidentes com motocicletas. Dos 78 casos registrados, 72 fazem referência a vítimas de acidentes com motos. Já nos 14 casos de violência, nove deles foram ocorrências de agressão física.

- PUBLICIDADE -

Os demais casos de vítimas de acidentes de trânsito que deram entrada no Complexo, neste período da última semana, foram de quatro casos envolvendo bicicletas, um caso com acidentados de carro e outro de atropelamento. Dos 72 casos de acidentes com motos, somente no final de semana, de 18 a 20, foram registradas 42 ocorrências. Já em relação aos atendimentos oriundos por violência, dos 14 registros na semana, nove foram por agressão física, e seis deles aconteceram entre os dias 18 e 20, três casos foram de vítimas feridas por arma de fogo e outros dois casos por arma branca.

A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, chama atenção para os altos índices de acidentados por motos e da incidência de picos de acidentes no final de semana. “Dos 78 casos de atendimentos por acidentes, na última semana, 72 foram de pacientes que se acidentaram em motocicletas, sendo que 42 ocorrências, mais da metade do total neste registro, foram apenas no final de semana, o que nos leva a deduzir que a associação de álcool e direção aumenta, consideravelmente, os riscos”, destaca a diretora que vem chamando atenção para um fato corriqueiro em hospitais da rede pública não apenas na Paraíba, mas em todo o país. “Esse é um assunto muito sério porque as implicações de um acidente, principalmente de moto, podem comprometer a qualidade de vida da pessoa para o resto da vida”, enfatiza Liliane.

Deixe uma resposta