Destaque 2Paraíba

Paraíba é o estado do NE mais bem posicionado no Ranking de Competitividade dos Estados

Paraíba ficou em 11º lugar na edição 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta de avaliação da gestão pública desenvolvida pelo CLP – Liderança Pública com o intuito de prover diagnósticos sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública. A unidade federativa mais bem avaliada no Nordeste teve bons resultados nos pilares de Segurança Pública, Solidez Fiscal e Inovação.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a análise feita pelo CLP – Liderança Pública, a Paraíba conta com um conjunto de fatores positivos que favorecem o seu desenvolvimento e garantiram que o Estado ficasse em primeiro lugar entre todos os estados do Nordeste.

No pilar de Segurança Pública, vale registrar que a unidade federativa saiu da desprestigiada posição de ser uma das mais violentas do país em 2015, para alcançar a 4º colocação, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A segurança é um serviço público que expressa bem o funcionamento das instituições de um estado, trata-se de um pilar necessário para a construção da ordem e da proteção dos direitos individuais, além de se mostrar essencial ao desenvolvimento.

Em outros pilares, como Solidez Fiscal e Inovação, a Paraíba teve um aumento considerável de posição comparado aos últimos anos, ficando em sétimo lugar nos dois pilares. É importante ressaltar que a teoria econômica moderna considera a inovação peça-chave para o crescimento e desenvolvimento econômico de longo prazo, pois ela promove ganhos de produtividade essenciais para a promoção de um crescimento econômico robusto.

Pontos negativos

No entanto, o Estado também enfrenta alguns desafios, como nos pilares de Capital Humano e Potencial de Mercado, caindo sete e seis posições respectivamente.

Paraíba também apresentou queda em pilares como Educação(caiu 2 posições), Eficiência da Máquina Pública( caiu 3 posições) e Infraestrutura( caiu 8 posições).

Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: www.rankingdecompetitividade.org.br/

Sobre o ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 69 indicadores distribuídos pelas áreas-chave.

Sobre o CLP

O CLP – Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que engaja a sociedade e desenvolve líderes públicos para enfrentar os principais problemas do Brasil. Focado no desenvolvimento de lideranças e na aprovação de mudanças estruturais para o desenvolvimento do país, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

Deixe uma resposta