CidadesDestaque 2

‘Moção de Congratulação’ da Drª Paula homenageia Poço de José de Moura pelos 25 anos

Por meio de requerimento, apresentando na Assembleia Legislativa da Paraíba, a deputada Drª Paula Francinete (PP) externa estima e consideração ao município de Poço de José de Moura, pelos 25 anos de emancipação política, a ser comemorados neste domingo (13). No documento, a parlamentar requer ‘MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO’ à população do Município.

- PUBLICIDADE -

Ainda no requerimento, Drª Paula requer à Presidência da Assembleia Legislativa que propositura, na forma regimental, e após aprovação em Plenário, a seja encaminhada à prefeita do Município, Aurileide Egidio de Moura, e ao vereador Geraldo Wilson de Adrade, presidente da Câmara Municipal.

Na justificativa, Drª Paula informa que a busca de um refrigério para o gado foi o motivo primeiro de ocupação das terras que atualmente constituem a cidade de Poço de José de Moura. “Assim, a história nos apresenta o vaqueiro Gonçalo de Moura como o primeiro a pisar em solo poçomourense, isso no ano de 1825”, acrescenta.

“É com grande júbilo que referencio minhas homenagens às autoridades, às lideranças políticas e empresariais e principalmente, ao seu povo corajoso que cotidianamente vai à luta construindo a sua história, que as comemorações dos 25 anos de independência política sejam focadas na valorização das suas origens e dos homens e mulheres que meritoriamente a construíram”, declarou Drª Paula.

De acordo com a deputada, destacou-se na localidade o filho primogênito de Manuel Alves de Moura e Philomena Ribeiro de Carvalho, chamado José Alves de Moura, aquele que com toda honra é considerado o fundador, mesmo não sendo ele o primeiro a ocupar aquele sítio. “Rezador, curandeiro, benzedor. Muitas eram as orações, terços, rezas e ladainhas recitadas por Zé de Moura, como passou a ser conhecido. Consultava em sua residência, sem cobrar nada, a todos os que o procurava, ganhando assim grande fama, o que muito contribuiu para que o Poço se tornasse o povoado na primeira metade do século XX”, comentou.

História – Em 22 de dezembro de 1959, o povoado do Poço passava a condição de Distrito pela Lei n° 171, originária de um projeto de lei do então vereador Manoel Alves Neto (Peixe Moura), representante do Poço junto ao legislativo municipal de São João do Rio do Peixe. Os anos foram passando, é criada uma escola pública, construído mercado público, posto de saúde, posto telefônico, é instalada a energia elétrica.

Poço cresceu e foi elevado à categoria de município com a denominação de Poço de José de Moura, pela Lei Estadual n° 5.914 de 24 de abril de 1994. Após esta afirmação se esclarece que em homenagem a aquele que é considerado seu fundador, a data comemorativa da emancipação política é a data do seu nascimento, o dia 13 de outubro.

Deixe uma resposta