Destaque 2Paraíba

Governo capacita supervisores do Programa Criança Feliz de 35 municípios

(Foto: Divulgação)

Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para sua formação. Comprometido com esta fase das crianças paraibanas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está reunindo a partir desta segunda-feira (7) até sexta-feira (11) supervisores do Programa Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social)/Programa Criança Feliz de 35 municípios para capacitação sobre a metodologia “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança(CDC)”.

- PUBLICIDADE -

A coordenadora do Programa na Paraíba, Rafaella Sitcovsky, explica a metodologia CDC: “Neste módulo vamos trabalhar a importância do cuidar e do brincar, sem a centralidade do brinquedo. Isso para que o visitador ao realizar a visita faça com que o cuidador ou a cuidadora compreenda a necessidade disso para o fortalecimento do vínculo com a criança”.

A capacitação, de 40 horas de duração, realizará, além dos momentos de formação teórica, quatro atividades práticas. Os supervisores visitarão uma creche no município de Rio Tinto para num primeiro momento trabalhar diretamente com a criança. Em outro dia, também na creche, a atividade será de observação de um cuidador em sua prática. A terceira atividade prática acontecerá na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), local da capacitação, e será a observação dos cuidados com uma criança com deficiência. Para finalizar as práticas os supervisores voltarão a Rio Tinto para realizar visitas domiciliares.

A supervisora Eudislania Paulino Martins, do município de Bonito de Santa Fé, destacou os aspectos positivos da formação continuada. “As orientações da primeira capacitação já foram repassadas para os visitadores e visitadoras da equipe. Estamos melhorando a atenção e o planejamento das atividades, pois com algumas mudanças na metodologia é preciso também realizar adequações”.

Sobre o novo módulo, a supervisora comenta que “a expectativa é grande, pois na metodologia CDC vamos pensar as fases do desenvolvimento da criança e as atividades que podem ser desenvolvidas pelo cuidador. Eu, que já atuei como visitadora e agora estou na supervisão, vejo tudo com uma nova responsabilidade. Mas tenho certeza que as ideias que construímos nas outras capacitações acrescidos desta fortalecerão nossas práticas”.

O Programa Primeira Infância no Suas / Programa Criança Feliz tem foco na intervenção no contexto familiar e social, atentando para necessidades de cuidado de crianças na primeira infância, a preparação para a parentalidade responsiva, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a integração das redes setoriais de proteção no território, atuando na prevenção de situações de negligência e vulnerabilidade sociais.

O Programa Primeira Infância no Suas/Programa Criança Feliz atende gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico); crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do PBF e CadÚnico, e crianças de 0 a 6 anos, atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Deixe uma resposta