Política

Lideranças do PSDB recebem dicas para aplicar na campanha municipal 2020

Lideranças do PSDB participam de capacitação e recebem informações para aplicar na campanha municipal.

O primeiro dia de formação para lideranças e pré-candidatos a prefeitos e vereadores do PSDB na Paraíba contou com palestras sobre Marketing Político e prioridade nas áreas de gestão e planejamento. A capacitação “Formar para Renovar” é uma ação preparatória para as eleições de 2020, que está sendo promovida pela Fundação Teotônio Vilela (ITV) em Parceria com o Diretório Estadual do PSDB e será encerrada no sábado (28). O objetivo é conscientizar os participantes sobre os desafios das eleições municipais e oferecer ferramentas para a busca de soluções dentro dos novos contextos políticos.

- PUBLICIDADE -

O presidente estadual do partido e presidente Nacional do ITV, deputado federal Pedro Cunha Lima, disse que esse é um evento de formação e capacitação política para colaborar com a construção de uma nova realidade. “O País vive um momento decisivo na vida pública. A democracia precisa desse reforço de pessoas engajadas para que a gente consiga apresentar algo melhor, sair desse momento de crise e oferecer um momento menos desigual e conseguir construir soluções”, disse.

Na sexta-feira (27), o evento foi aberto com palestra d o Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Felipe Nunes. Ele falou sobre ‘Marketing Político: Novos Modelos de Campanha, Recursos e Discursos’. Nunes já atuou coordenador e estrategista de várias campanhas eleitorais no país. Ele falou sobre campanhas que realizou, analisou o atual cenário e deu dicas de campanha e posicionamento nas redes sociais. Logo depois, as lideranças participaram de palestra com Maria Tereza Paschoal e Bruno Bondarovsky, que abordaram o tema “Balanço Político: O que é prioridade nas áreas de gestão e planejamento?”.

No sábado pela manhã, a palestra será sobre ‘Partidos em novas realidades e diferentes desafios’, com o doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador da FGV-SP, Humberto Dantas. Ele também coordena a pós graduação em Ciência Política da FESP-SP e do Master em Liderança e Gestão Pública do CLP.

No período da tarde, a palestra será com o doutor em História Econômica, Vinicius Müller. Ele falará sobre “Dilemas éticos e política: diante do que efetivamente estamos no universo político”. Müller é professor de História e já atuou como autor de material didático, além de palestrante e colaborador do Blog Estado da Arte, do jornal O Estado de S. Paulo.

Alem dos pré-candidatos às eleições 2020, participaram da abertura do evento o deputado federal Ruy Carneiro e os deputados estaduais Tovar Correia Lima e Camila Toscano.

O Instituto – O Instituto Teotônio Vilela é o centro de estudos e formação política do PSDB. A missão essencial do ITV é de natureza doutrinária: aperfeiçoamento e divulgação da social-democracia no Brasil. Para implementar esse objetivo, o Instituto apoia e realiza estudos, seminários, encontros, palestras e debates sobre a realidade do país, e partir desses debates estimula a formulação de políticas públicas que possam contribuir para pensar o Brasil e propor caminhos para um futuro melhor.

Palestrantes

Felipe Nunes – Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). É professor de comunicação política, eleições e análise de dados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou como coordenador e estrategista de várias campanhas eleitorais. Trabalha como consultor em pesquisas, estratégia e comunicação política para candidatos, partidos e governos.

Bruno Bondarovsky – Engenheiro da computação, MBA em Marketing pela UFRJ e Master em Liderança e Gestão Pública (CLP). Foi Secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro e atualmente é Secretário da Fazenda de Mesquita (RJ).

Maria Tereza Paschoal – Professora, Advogada, Intérprete de Libras pelo Ministério da Educação, ex-secretária de Educação de Ourinhos (SP), Master em Liderança e Gestão Pública pelo CLP, com módulo internacional na Harvard Kennedy School. Líder RAPS e vencedora do Prêmio Espírito Público no Brasil na área de Educação em 2018. Atualmente é Secretária Municipal de Educação de Londrina.

Humberto Dantas – Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em Ciências Sociais (USP). É Coordenador do Master em Liderança Pública – MLG, programa de pós-graduação oferecido pelo Centro de Liderança Pública – CLP. Coordena o curso de pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP, de Economia Brasileira na FIPE-USP e é docente em mais de dez programas de pós-graduação. Presidiu em 2018 a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Vinicius Muller – Doutor em História Econômica, Mestre em Economia e Bacharel em História. Professor de História, História Econômica, Ética e Desenvolvimento há mais de 20 anos, com experiência em Educação Básica, Pré-Vestibular, Ensino Superior e Pós-Graduação. Além da docência, já atuou como autor de material didático como gestor escolar. É professor do INSPER, da FECAP, da FIPE, do CLP, do Pré-Vestibular Intergraus, além de palestrante e colaborador do Blog Estado da Arte, do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe uma resposta