Destaque 2Paraíba

Drª Paula se congratula com o povo de São José de Piranhas pelos 134 anos de emancipação política do Município

Deputada estadual Drª Paula Francinete (PP).

A deputada Drª Paula Francinete (PP), por meio de requerimento, externa o amor e carinho que nutre por São José de Piranhas – sua terra natal. No documento, a parlamentar requer ‘MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO’ ao povo da cidade, pelos 134 anos de emancipação política e administrativa do Município, data que transcorre nesta terça-feira (24). O requerimento foi apresentado no último dia 6 de setembro, na Assembleia Legislativa da Paraíba, e aprovado na sessão do dia 10, do mesmo mês.

- PUBLICIDADE -

Ainda no requerimento, a deputada Drª Paula solicita ao presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino (PPS), que a propositura seja encaminhada ao senhor Francisco Mendes Campos, prefeito Municipal, e ao vereador Damião Celso de Oliveira Gonçalves, presidente da Câmara de Vereadores.

Na justificativa, Drª Paula lembra que a “a querida Jatobá” está em festa, pelos 134 anos da conquista de sua independência política e administrativa. A parlamentar explica, no requerimento, que a história teve início em 1809, quando os primeiros povoadores começaram a se instalar na região, localizada na margem direita do Rio Piranhas, recebendo, originalmente, o nome de “São José de Piranhas de Cima”, denominação que traz uma homenagem ao padroeiro da cidade.

A deputada lembra, também, que na década de 1930 a construção do Açude do Boqueirão obrigou a sede do município a se transferir para o Sítio Jatobá a 12 Km da então Vila de São José de Piranhas.” Há registros de que nessa época a Vila já contava com três máquinas de beneficiamento do algodão. Com a transferência, a nova sede inaugurada em 1937 recebeu o nome do sítio onde estavam essas terras. Jatobá tinha como padroeiro São Sebastião e não mais São José. Já em 1952, pela lei n° 800, voltou a ter o nome original”, historiou a deputada.

“Meu propósito é que cheguem de forma pública ao seu povo, que destemidamente constrói sua história, minha saudação e meu abraço fraterno pela comemoração, traduzido na reprodução de estrofe do nosso Hino Municipal que mostra a minha paixão e minha saudade dessa terra amada”, declarou a deputada, acrescentando a referida estrofe: “É da Paraíba, nasceu na extrema ; Seu nome é um poema, seu nome é o primeiro; Princesa dos montes por nós estimada; Estrela dourada no céu brasileiro”.

Deixe uma resposta