Radar Flash

Docentes da FASP/ISEC e UFCG participam de Evento Internacional em Salvador – BA

- PUBLICIDADE -

O Profº. Mestre Danilo Cezario e a Profa. Dra. Cida Pires participaram na última semana do VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores (JOIN): “Investigação, engajamento e emancipação humana”.Esse tema provoca o Investigador a pensar em possibilidades para a construção do conhecimento pensando na coletividade. Engajar, tem o sentido de convidar o investigador a se seduzir, se envolver, se comprometer, a fazer parte de um projeto maior e com produtos que atendam a um fim mais específico e nobre: a emancipação humana.

O evento teve como principal objetivo elucidar as práticas de pesquisa no âmbito acadêmico e a importância da investigação no processo de formação dialógica dos profissionais das diversas áreas do conhecimento, alargando ainda mais as possibilidades da formação humanizadora e emancipação humana. Nesta perspectiva,a VI edição do Encontro de Jovens Investigadores (VI JOINBR), destinou-se à socialização de pesquisas de estudantes universitários de diversas áreas do conhecimento.

Durante o evento, os docentes participaram de inúmeras atividades, dentre elas a mediação de um Grupo de Trabalho Interdisciplinar, momento este em que alunos(as) de Universidades e Faculdades de todo o Nordeste apresentaram os resultados de suas pesquisas alavancando ainda mais a relação teoria e prática em suas formações.Assim, a problematização e a reflexão sobre a iniciação à pesquisa científica de estudantes universitários foram riquíssimas para todos (as) presentes.

Além desta participação, os (as) professores (as) também apresentaram dois trabalhos acadêmicos, fruto das aulas ministradas nas disciplinas de História e Filosofia da Educação I e II, Estudos Afroindígena, Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I e II e Estágio Supervisionado I e II, fincado nas perspectivas do desenvolvimento acadêmico docente, assim como, representando um diálogo entre as duas instituições – FASP/ISEC e UFCG/CFP/UAE.

Segundo os profissionais, o Evento Internacional veio em um bom momento, principalmente pelo momento vivido no país em que a Educação e a ciência como um todo têm sofrido perdas significativas no âmbito da pesquisa. Desse modo, a edição do evento deste ano buscou a provocação à comunidade acadêmica, pesquisadores e demais setores da sociedade interessados no processo de investigação, no sentido de pensar em ciência como algo que engrandeça pesquisador e comunidade pesquisada, em pensar nas alternativas que possam conduzir o ser humano e a sociedade a um bem viver soberano, independente, livre e autônomo.

Ademais, a participação e troca de conhecimentos oferecida pelo evento, possibilitou a formação continuada de ambos, podendo assim, angariar novos projetos e pesquisas com os (as) alunos (as) da Graduação em Pedagogia eAdministração,perpassando também pela prática docente na Educação Básica.

Por fim, os professores agradecem o engajamento das Instituições para a liberação institucional, em especial a Profª. Me. Vera Claudino (Diretora Geral da FASP/ISEC), a Prof.ª Me. Elisiéth Anacleto (Coordenadora do Curso de Pedagogia do ISEC) e a Profª. Me. Aucione Leite(Secretária de Educação de Bom Jesus-PB).Reiteram ainda que, estão abertos a socializarem todas as experiências vivenciadas e conhecimento adquirido durante o VI JOIN“Investigação, engajamento e emancipação humana”, expressões estas que, compõem o arcabouço teórico-didático que ambos docentes preconizam em suas atividades laborais.

Deixe uma resposta