Política

Deputados de 4 estados do Nordeste têm agenda em Brasília para tratar da conclusão das obras da Transposição do São Francisco

Deputados da Frente Parlamentar Interestadual têm agenda em Brasília para tratar da conclusão das obras da Transposição do São Francisco

Os deputados que integram a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa da Conclusão das Obras dos Eixos Leste e Norte da Transposição do Rio São Francisco, das Assembleias Legislativas da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, estarão em Brasília, partir das 15h desta terça-feira (10) e até o final da tarde da quinta-feira 12). Na agenda dos parlamentares estão reuniões e cobranças sobre as dificuldades enfrentadas na operação do Eixo Leste e conclusões de etapas das obras do Eixo Norte; bem como, problemas relacionados às obras complementares.

- PUBLICIDADE -

“As populações beneficiadas pelo projeto da Transposição precisam ter acesso, efetivamente, à água tanto para irrigação, quanto para consumo humano e animal e é isso que vamos cobrar”, diz o deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB que será o representante paraibano na comitiva que é formada ainda pelo deputado Antônio Fernando (PSC-PE), Guilherme Landin (PDT-CE) e Francisco do PT (PT-RN). Os parlamentares irão se reunir com as bancadas federais dos estados que compõem a Frente e vão tentar viabilizar audiências com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, com o Presidente da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Marcelo Andrade Moreira Pinto, ainda com o Presidente da ANA – Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu e se possível com os relatores dos orçamentos da União (LOAS, LDO, PPA).

“Vamos mobilizar as bancadas federais dos estados do Nordeste pela conclusão das obras do Eixo Norte, paralisadas desde a saída da ex-presidente Dilma, e ainda pela retomada das ações que asseguram a chegada das águas no Eixo Leste. Essa obra tão importante para o Nordeste precisa ter a devida atenção do Governo Federal”, afirma Jeová.

Para o parlamentar, a recente notícia da assinatura de um decreto que entrega à iniciativa privada a incumbência de gerar e vender energia ao longo dos canais Norte e Leste da Transposição também deve ser pauta desta viagem à Brasília. “Não podemos concordar com isso. Esse decreto merece todo o nosso repúdio, pois a água para o Nordeste é para as camadas mais pobres, é para minimizar os efeitos da seca e entregar uma obra dessas à iniciativa privada é o mesmo que tirar o direito do nordestino ter água para viver e para o pequeno plantio, para sua subsistência”, afirma o parlamentar. Jeová se refere ao Decreto de número 9954/19, publicado no Diário Oficial da União (DOU), da última quinta-feira (05).

Deixe uma resposta