João Azevêdo viaja ao Piauí para Encontro dos Governadores do Nordeste

Por:

João Azevêdo integra debates sobre busca por investimentos no Nordeste. Foto: Divulgação/Secom-PB

O governador João Azevêdo (PSB) participa nesta quarta-feira (21) dos Encontro dos Governadores do Nordeste. A edição atual acontece em Teresina, no Piauí, a partir das 14h. A pauta principal é o funcionamento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O objetivo é estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região.

No encontro serão debatidas pautas sobre educação e a mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste; missão especial com União Europeia; criação de um escritório do Consórcio na China para negócios e atração de investimentos para a região, além do desenvolvimento do turismo e ações de preservação ambiental.

De acordo com o governador Wellington Dias, também será debatida a criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas no nordeste. “A expectativa é que o trabalho em conjunto possa reduzir os índices de violência. Essa integração é uma forma de aumentar a eficácia dos nossos serviços de segurança e inteligência”, explicou o gestor, destacando ainda que, na reunião, será lançado o site do Consórcio Nordeste.

Para o governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, o grupo foca em melhorar a gestão pública e os investimentos na região. “Nosso objetivo é fazer o nordeste avançar; unir a região para trazer desenvolvimento. Nosso intuito é concentrar nossa energia em ajudar o país a crescer em paz, gerar mais emprego e trazer qualidade de vida para nosso povo. No encontro do dia 21 pretendemos avançar em nossas pautas”, afirmou o governador baiano.

O Consórcio Nordeste foi criado em abril de 2019, a partir de assinatura de protocolo de intenções entre os nove estados que compõem a região, para a atuação em nove áreas prioritárias: desenvolvimento econômico; infraestrutura; meio ambiente; articulação política, jurídica e institucional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública; desenvolvimento da gestão; comunicação pública e estatal.

.

Blog do Suetoni Souto Maior

Notícias relacionadas:

Paraíba
Cidades
Cidades