Conforme levantamento do TCE-PB, Sousa é destaque como o 4° Município mais transparente da Paraíba

Por:

Papa da transparência pública.

Conforme relatório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), divulgado nesta segunda-feira, 19/08, através da ferramenta “Turmalina”, destacou o Município de Sousa na 4ª colocação em transparência pública na Paraíba. Sousa está à frente de municípios como Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Os dados estão disponíveis no Portal do TCE-PB, através do endereço eletrônico http://turmalina.tce.pb.gov.br

O Prefeito do Município, Fábio Tyrone, recebeu a informação com muita alegria e frisou que os números do relatório do TCE comprovam o comprometimento da administração em gerir os recursos públicos com responsabilidade.

“Além de investirmos em obras estruturantes e ações, temos o compromisso com o bem público. Esse importante levantamento do TCE-PB comprova nossa responsabilidade relacionadas às receitas e despesas públicas. Mesmo em momento de crise financeira, Sousa está no ritmo de desenvolvimento em todas as áreas, graças o comprometimento de nossa equipe e o respeito ao erário público”, destacou o Prefeito Tyrone.

Ao verificar a publicação do ranking pelo TCE-PB, o Controlador Geral do Município de Sousa, Sauly Gomes, enfatizou o empenho fundamental de todos os Órgãos e Secretarias do Governo no cumprimento da legislação e no atendimento às Resoluções Normativas exaradas pelo TCE-PB, buscando sempre a melhoria na eficiência da aplicabilidade dos recursos públicos.

Como funciona o critério de avaliação:

A ferramenta Turmalina é o resultado de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e o Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para provisão de informações a auditores e gestores além de possibilitar a participação cidadã sobre a fiscalização da transparência dos entes federativos do estado da Paraíba.

Para a avaliação dos 223 municípios da Paraíba, o TCE utilizou um cálculo por meio de pontos. Com isso, foram usadas avaliações como previsão de receita, gastos com obras, servidores, contratos, licitações, atualização dos dados no site oficial de cada prefeitura, dentre outros critérios.

Notícias relacionadas:

Paraíba
Paraíba
Cidades