Paraíba

Morre o repentista Dionísio Pedro; o sepultamento ocorreu nesta segunda, em Sousa

Repentista Dionízio Pedro (Nizo Pedro)

A cantoria está de luto. Faleceu na manhã de domingo (18), aos 73 anos, o repentista, mestre de Obras, comerciante e ex-candidato a vereador em Vieirópolis, Dionízio Pedro (Nizo Pedro), no Hospital Regional Deputado Manoel Goncalves de Abrantes em Sousa-PB, após uma batalha contra o câncer. Deixa viúva a Sra. Rita Moreira, tia do vereador de Vieirópolis, Evandro Moreira Pamplona (Vando). Nizo Pedro nasceu na comunidade do Pinhão-zena rural de Vieirópolis.

- PUBLICIDADE -

Nizo Pedro era filho do saudoso mestre carpinteiro Joaquim Alves da Silva (Joaquim Pedro) e D. Rosa Maria da Conceição “in memoriam”. Era pai da saudosa comerciante Goreti Moreira de Abrantes, falecida em (03) de julho de 2019, no Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa, aos 47 anos, após uma batalha contra o câncer e do poeta popular Raimundo Nonato.

São seus netos a estudante de História da UFCG, Campus de Cajazeiras, Açucena Moreira Duque e o estudante do Colégio Monteiro Lobato (CML) em Sousa, Danilo Moreira Duque. O poeta popular Nizo Pedro era sobrinho do artesão Duda Pedro e do saudoso agropecuarista Assis Barbosada Comunidade do Pinhão. Era membro da tradicional família Pedro da Comunidade do Pinhão.

O repentista Dionízio Pedro (Nizo Pedro) era sogro do sócio do Posto Pai Assis e proprietário da Loja Açucena Variedades localizada na Rua Joana D’arc, nº 08, Jardim Iracema, Sousa-PB, nas proximidades da antiga Estação Ferroviária, Albenides Duque de Abrantes e primo do ex-candidato a vice-prefeito nas eleições de 2008 em Vieirópolis-PB, tendo como companheiro de chapa Célio da Usina pela ColigaçãoUnião Pelo Bem de Vieirópolis formada pelos partidos PDT e PMDB, PR e DEM, empresário e agropecuarista, Antônio Barbosa, casado com a ex-vice-prefeita de Vieirópolis, empresária FrancimarMartins Barbosa.

Nizo Pedro era primo do saudoso ex-vereador de Vieirópolis, João Batista da Costa (João de Vicentinho), do ex-presidente da Câmara Municipal e ex-secretário de Obras de Vieirópolis, Sinval Abrantes Barbosa, do ex-presidente da Câmara e ex-vice-prefeito de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa e do saudoso ex-vice-prefeito de Tenente Ananias-RN, Mazinho Abrantes Barbosa.

Dionísio Pedro era um homem bem humorado que através dos seus versos de improviso conseguia retratar momentos do seu cotidiano e de instantes que viveu com cantadores nas cantorias de viola pelo interior da Paraíba.A cantoria perde a graça e o humor de Dionízio Pedro. Foi agricultor, prestamistae mestre de obras. Sua vocação era a poesia popular. A cantoria perde um dos seus mais autênticos representantes.

Repentista refere-se no Brasil, a um poeta popular, a um improvisador que, a partir de um mote, debita espontaneamente um poema em forma de repente. Os poetas repentistas inserem-se na tradição da literatura oral e da literatura de cordel de uma determinada região ou país.

Dionizio Joaquim da Silva era muito querido nas cidades de Sousa, Vieirópolis e Bernardino Batista. Era apaixonado pela Comunidade do Pinhão, sua terra natal, onde tem uma casa de campo. Nizo Pedro disputou o cargo de vereador em Vieirópolis pelo PFL nas eleições de 1996 na chapa formada pelo candidato a prefeito José Vieira Pinto (Teté de SebastoVieira) e como vice-prefeito Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco).

Sua morte causou comoção entre familiares, amigos e lideranças políticas das cidades de Sousa e Vieirópolis. Seu corpo foi velado no Cemitério Parque Jardim da Paz na Av. Cândida Sarmento, 686-762 – Jardim Brasília, Sousa – PB. O sepultamento ocorreu nesta segunda-feira, no Cemitério Municipal São João Batista em Sousa.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Deixe uma resposta