Paraíba

Aniversário do governador da Paraíba, João Azevedo

Aniversário do governador da Paraíba, João Azevedo.

Familiares, amigos e correligionários celebraram nesta quarta-feira (14) de agosto, em João Pessoa, o aniversário do governador do Estado da Paraíba, Dr. João Azevêdo Lins Filho. João Azevedo é engenheiro civil e político brasileiro filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). É o atual governador do Estado da Paraíba, eleito no primeiro turno das eleições estaduais ocorridas em 7 de outubro de 2018.Nasceu nobairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. É casado com a Sra. Ana Maria Sales Lins, primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP),Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Azevêdo formou-se em Engenharia Civil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1978 e é pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico.

- PUBLICIDADE -

Entre os anos de 1980 e 1983, João Azevêdo atuou como diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IPEP), entre 1983 e 1984, assumiu a chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da URBAN, entre 1984 e 1985, assumiu a gerência de Infraestrutura do Programa Cidade de Porte Médio, tornando-se coordenador geral do programa pouco tempo depois.

Também entre 1986 e 1989, atuou como Secretário de Serviços Urbanos do município de João Pessoa, em 2004, como Secretário de Planejamento do município de Bayeux e, em 2005, foi chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB), assessor da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e secretário adjunto da Secretaria de Habitação de João Pessoa. Além disso, entre os anos de 2007 e 2010, João Azevêdo também foi Secretário da Infraestrutura no mesmo município.

No ano de 2011, João Azevêdo foi nomeado pelo então governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, como Secretário Estadual do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia.Já em 2015, quando houve a fusão desta pasta administrativa com a Secretaria de Infraestrutura, passou a exercer o cargo de Secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (SEIRHMACT), permanecendo no cargo até 5 de abril de 2018. João Azevedo foi o maestro das obras do governo Ricardo Coutinho.

Trajetória política
João Azevêdo, o engenheiro que venceu de primeira para governador. Em abril de 2018, João Azevêdo deixou a SEIRHMACT para concorrer ao cargo de governador do Estado, tendo sua candidatura confirmada na convenção estadual do PSB em agosto do mesmo ano. Nas eleições de outubro, foi eleito governador do estado da Paraíba já no 1º turno com o apoio do então governador Ricardo Coutinho, tendo recebido 1.119.758 votos, correspondente a 58,18% dos votos válidos.

Derrotou antigas lideranças paraibanas formadas pelos ex-governadores José Maranhão, Cássio Cunha Lima, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigueis e o ex-candidato Lucélio Cartaxo do Partido Verde, irmão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Foi eleito pela Coligação a Força do Trabalho formada pelos partidos PSB, PDT, PT, DEM, PTB, PRP, PODE, PRB, PC do B, AVANTE,PPS, REDE, PMN e PROS. João Azevêdo nunca havia disputado uma eleição. Escolhido pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) para manter o programa das duas gestões exitosas do governador Ricardo Coutinho.

Abdias Duque de Abrantes – jornalista, servidor público, advogado, graduado em Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a LaureateInternationalUniversities.

Deixe uma resposta