CidadesDestaque 2

Semana do Patrimônio terá debate sobre preservação de bens culturais em Pombal (PB)

Ação promovida no município de Pombal é mais uma etapa da mobilização realizada para o registro da festa e o tombamento da Igreja do Rosário.

Integrantes de grupos de cultura popular, a comunidade pombalense, pesquisadores e representantes da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB) voltam a se encontrar em Pombal (PB), em mais uma ação da campanha pelo tombamento da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e para o registro da Festa de Nossa Senhora do Rosário. O encontro ocorrerá, de 13 a 15 de agosto, durante a Semana do Patrimônio.

- PUBLICIDADE -

Na abertura do evento, haverá uma apresentação alusiva aos grupos locais de cultura popular. O espetáculo ficará por conta de alunos das escolas municipais. Também estão previstas ações educativas na rede municipal de ensino e uma visita técnica ao Quilombo dos Rufino – no Sítio São João. Durante os três dias de atividades, toda a programação será acompanhada por técnicos do Iphan.

A ação preparatória para a entrega oficial do pedido de registro, que objetiva a preservação dos bens locais, será encerrada com uma audiência pública na Câmara dos Vereadores. “A ideia é que o documento assinado pela população seja formalmente apresentado ao Iphan pela Prefeitura, pela Paróquia de Nossa do Bom Sucesso e pelos detentores das práticas culturais no dia 06 de outubro deste ano. A data coincidirá com o encerramento da festa de Nossa Senhora do Rosário de Pombal, um dos momentos mais importantes do calendário religioso local”, conta a arquiteta da Divisão Técnica do Iphan-PB, Christiane Finizola Sarmento.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário ocorre em Pombal desde o final do século XIX. A preservação dos bens culturais do município, localizado no sertão, a 370 quilômetros da capital paraibana, é defendida por integrantes de grupos de cultura popular da região, entre eles, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Congos, Pontões, Reisado e a sociedade civil organizada.

O lançamento da mobilização para o registro da festa e o tombamento da Igreja do Rosário teve início, no dia 31 de maio. A campanha começou durante o encerramento da Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso – padroeira da cidade de Pombal.

Serviço:
Mobilização para o registro da Festa do Rosário e tombamento da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Data: 13 a 15 de agosto de 2019, às 14h.
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Rua Coronel João Leite, Centro, Pombal (PB).

Deixe uma resposta