CidadesDestaque 2

Em Cajazeiras, projeto vai mostrar a convivência de jovens em assentamentos

Fuminc 2018/2019: Projeto vai mostrar a convivência de jovens em assentamentos

Jovens Multiplicando Práticas e Saberes da Convivência com o Semiárido em Assentamentos Rurais de Cajazeiras é mais uma proposta de caráter artístico-social aprovada no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Wendell Oliveira da Silva.

- PUBLICIDADE -

O projeto apresentado pretende fortalecer os processos de apropriação e disseminação das experiências de famílias e comunidades camponesas de três assentamentos rurais da região de Cajazeiras, por meio de espaços e metodologias que evidenciem o protagonismo dos agricultores familiares na gestão e multiplicação do conhecimento.

Neste sentido, estão entre os objetivos: empoderar três jovens do campo do processo de sistematização de suas experiências, por meio de histórias de vida; discutir e aprofundar os resultados limites e contribuições de suas práticas de convivência com o semiárido, por meio da fabricação de seus próprios folhetos culturais e video-documentários; realizar e compartilhar a produção de registros das experiências camponesas do Médio Sertão e por meio de oficinas de comunicação e vídeo-documentário; e produzir coletivamente um boletim informativo de cada comunidade e um video-documentário com os principais elementos das experiências camponesas.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/201

Deixe uma resposta