Destaque 2Paraíba

ALPB aprova que a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar integre Frente Parlamentar Interestadual sobre Transposição

(Foto: Divulgação)

A conclusão das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco é algo imprescindível para que as águas do Velho Chico consigam chegar ao sertão paraibano e a outras localidades dos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte e como esse pleito diz respeito a todos esses estados, deputados estaduais destas localidades vão formar uma ampla frente parlamentar interestadual para que, de forma conjunta, possam cobrar do Governo Federal a conclusão desta obra fundamental para resolutividade do problema da escassez hídrica no Nordeste brasileiro. Na sessão desta quarta-feira (06), os deputados paraibanos aprovaram, por unanimidade, a integração da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB na Frente Parlamentar Interestadual, que reunirá parlamentares dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

- PUBLICIDADE -

Em pronunciamento logo após a aprovação do requerimento de sua autoria, que solicitava a integração da Frente da Paraíba à Frente Interestadual, o deputado Jeová agradeceu a aprovação da matéria, falou da importância da conclusão das obras da transposição, convocou os deputados a se integrarem ao trabalho da Frente Interestadual e lembrou que desde que a ex-presidente Dilma deixou o governo, a obra do Eixo Norte não avançou. “Esta Casa tem cumprido seu dever de casa, tem feito esse debate através da Frente Parlamentar da Água, tem feito visitas, audiências, mas, infelizmente, as obras do Eixo Norte estão empancadas desde que a presidente Dilma saiu, desde então essa questão não anda”, disse o deputado.

Jeová lembrou ainda que embora o Eixo Leste esteja concluído, ainda há questões que precisam ser resolvidas. “É preciso concluir o Eixo Norte, mas também a gestão do Eixo Leste que está pronto para funcionar, mas não tem bombeamento, por contingenciamento de recursos, para não se pagar energia que é cara. Mas, caro é o povo ficar com sede. Uma obra de tamanha envergadura ficar sem atender a sua finalidade pública. Isso é o que é caro”, afirmou o deputado, lembrando que não justifica a água não chegar ao seu destino, nem essa luta ser ambiente exclusivo de um deputado. “É preciso que todos se unam e essa causa”, disse Jeová convocado seus colegas a se integrarem aos trabalhos da Frente.

“Não dá para entender como algo tão necessário, tão importante, tão sonhado, tão pretendido, tão desejado, por que não se conclui essa obra? Às vezes me sinto como se fosse um sabiá, numa árvores seca, olhando e cantando sozinho no deserto, mas eu não posso deixar de reconhecer que essa Casa sempre teve decisão política e correta ao levar esse debate das água da transposição e que agora dá mais um passo ao aprovar essa integração à Frente Interestadual, mas isso não pode ser feito apenas por Jeová, por isso convoco meus colegas a se engajar nessa causa”, reiterou Jeová, que aproveitou o feriado do dia 05 para se reunir com deputados pernambucanos, em Recife, para debater a formação desta Frente Interestadual.

No final de seu discurso, Jeová fez um apelo ao presidente do Brasil. “Bolsonaro, não dá para retaliar o Nordeste, não dá para retaliar o povo nordestino, não dá para discriminar a região, nós precisamos da conclusão desta obra, Vossa excelência tem que agir como estadista nesta questão, não pode olhar se a água vai chegar no Ceará ou na Paraíba, nós precisamos da conclusão desta obra que quando a presidente Dilma saiu faltava apenas 5%”, finalizou o parlamentar, lembrando que a ALPB estará de portas abertas para receber os parlamentares de outros estados para conduzir o processo de mobilização política que, de fato, sensibilize o Governo Federal para cumprir a sua missão de concluir essa obra tão importante para o Nordeste.

Deixe uma resposta