Destaque 2Paraíba

Com déficit de 100 médicos, cidades da PB esperam por programa lançado por Bolsonaro

(Foto: Divulgação)

Lançado para substituir o ‘Mais Médicos’, o programa ‘Médicos pelo Brasil’ do Governo Jair Bolsonaro tem gerado boas expectativas entre profissionais e gestores da saúde. Aqui na Paraíba dezenas de cidades ainda sofrem com a saída de médicos cubanos. As estimativas do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde são de que pelo menos 100 vagas ainda não foram ocupadas.

- PUBLICIDADE -

O novo programa do Governo Federal traz mudanças importantes, em comparação com o ‘Mais Médicos’, tornando mais rigorosos os critérios para contratação dos profissionais. No ‘Médicos pelo Brasil’ os médicos estrangeiros que tiverem interesse de participar terão que fazer o Revalida, o exame que permite que um diploma obtido no exterior seja reconhecido no Brasil.

Além disso, os candidatos farão uma prova escrita e após serem aprovados terão que fazer especialização em medicina da família. Os salários pagos também melhoraram. De acordo com o Governo Federal deverão variar entre R$ 12,6 mil e R$ 31 mil.

“A gente tem tido uma aceitação positiva dos profissionais de saúde e espera que esse novo programa venha a suprir essas demandas dos municípios paraibanos o mais breve possível”, comentou a presidente do Conselho das Secretarias de Saúde, Soraya Galdino.

Período de transição

Para ter início, o ‘Médicos pelo Brasil’ ainda precisa ser aprovado pelo Congresso, já que será criado através de uma Medida Provisória. Mas a aprovação deverá ser rápida, a considerar os avanços trazidos pela iniciativa e a necessidade da população por atendimento médico. O Ministério da Saúde anunciou que haverá um período de transição entre os dois programas (Mais Médicos e Médicos pelo Brasil), para que não ocorra interrupção dos serviços.

Em meio a uma série de atropelos, provocados na maior parte das vezes por declarações embaraçosas do próprio presidente e de seus auxiliares, o Governo Federal parece ter acertado na ‘dose’ com o ‘Médicos pelo Brasil’. Agora é torcer para que o bom projeto, no papel, seja implantado com sucesso na prática.

.

Coluna Pleno Poder (João Paulo Medeiros)
Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta