Esporte

Paraibano Netinho conquista medalha de ouro em Lima

Ouro de Netinho quebra jejum brasileiro de 12 anos na modalidade (Foto: Jonne Roriz/COB)

O domingo (28) foi dourado para o taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-americanos de Lima. O lutador paraibano Edival Pontes, conhecido como Netinho, subiu no topo do pódio após uma final emocionante no Ginásio Desportivo de Callao.

- PUBLICIDADE -

O resultado na categoria até 68kg quebrou um jejum de 12 anos do Brasil. A última medalha de ouro do taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-americanos havia sido conquistada por Diogo Silva, no Rio de Janeiro, em 2007.

“Eu era pequeno quanto o Diogo ganhou a medalha. Meu pai queria que eu fosse jogador de futebol, mas acabei virando atleta do taekwondo. E hoje sou campeão dos Jogos Pan-americanos. Estou muito feliz. Ganhei 40 pontos no ranking olímpico e isso vai me ajudar muito na caminhada rumo aos Jogos de Tóquio 2020”, disse o atleta de 21 anos, campeão mundial juvenil e dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim, ambos em 2014.

Netinho começou a competição em Lima nas quartas de final. Ele não teve dificuldade para derrotar Juan Soto, da Costa Rica, por 30 a 17. Na semifinal, ele encarou o chileno Ignacio Morales e também venceu com certa tranquilidade, por 18 a 7. Na disputa do ouro, um duelo duro com o dominicano Bernardo Pie.

O brasileiro venceu o primeiro round por 2 a 1. No segundo, porém, o dominicano reagiu e fez 11 a 5. Mas Netinho manteve o foco e a tranquilidade para conquistar a tão sonhada medalha de ouro com uma vitória, por 17 a 14.

“Nas duas primeiras lutas eu fui muito bem. Na final, depois do segundo round, coisa ficou meio turbulenta, mas meu treinador me deu uma acalmada, fui para cima no terceiro e venci”, finalizou.

Portal Correio

Deixe uma resposta