Cultura

BOA: Projeto leva cantoria às comunidades rurais de Cajazeiras

Cantoria na Roça – Foto: Reprodução

Levar para as comunidades rurais a arte do repente. Este é o objetivo principal de “Cantoria na Roça”, projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de José Emiliano de Morais.

- PUBLICIDADE -

O projeto tem como meta realizar dez apresentações gratuitas, em comunidades rurais de Cajazeiras, onde a escolha das mesmas será feita em parceria com o proponente, com a Secretaria de Cultura e Turismo e Associações Comunitárias Rurais.

Um dos objetivos é fomentar a arte do repente, a partir das comunidades rurais, que muitas vezes não têm acesso à rica cultura popular produzida em Cajazeiras.

O Projeto Cantoria na Roça já vem representando Cajazeiras em diversos festivais, conquistando prêmios por onde tem se apresentado, priorizando o contexto regionalista dos costumes do povo sertanejo. O período de realização do projeto vai de abril a outubro deste ano.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/201.

Deixe uma resposta