Cultura

Morre Zé Paraíba o “Rei da Sanfona”, natural de São José de Piranhas

O sanfoneiro Zé Paraíba, que já foi considerado uns dos melhores do Nordeste, morreu na manhã deste sábado, 22 de junho, no Hospital Regional de Cajazeiras, onde estava internado. Ele tinha 82 anos de idade e sofria de Mal de Parkinson.

- PUBLICIDADE -

Natural de São José de Piranhas, Zé Paraíba era conhecido no meio artístico como o “Rei da Sanfona”. Saiu da Paraíba ainda jovem, morou em São Paulo durante cerca de 30 anos, depois mudou-se para Brasília, e há dois anos estava residindo em sua cidade natal, para ficar mais próximo da família. Ouça música acima.

Até a década de 1880, figurava entre os forrozeiros mais tocados nas emissoras de rádio de todo o Nordeste. “Deu a mão” para outros artistas alcançarem o sucesso, ganhou muito dinheiro, mas ficou um pouco esquecido depois do forró eletrônico.

O corpo do forrozeiro será sepultado no cemitério de São José de Piranhas.

Biografia Zé Paraíba

Zé Paraíba, o Rei da Sanfona.

“Aqui foi onde tudo começou… a vida e a história de um sanfoneiro, conhecido hoje em todo País. José Salete Leite, conhecido como Zé Paraíba. Nascido em São José de Piranhas, no sertão da Paraíba. Filho de José Leite de Oliveira e Gessina Leite de Oliveira.

Zé Paraíba, que no ano de 1952, aos treze anos de idade, entrou para a vida musical, em tudo incentivado por seu pai, Zé Leite, que toca seu ‘oito baixos’ há quarenta anos pelo sertão da Paraíba. … Portanto o menino Zé Paraíba acompanhava seu pai, tocando seu pandeiro e, nos intervalos, Zé Paraíba tocava o ‘oito baixos’ do seu pai.”

Em 1957 ganhou uma sanfona de 48 baixos do pai e rumou para São Paulo até que em 1961 conseguiu gravar seu primeiro LP, indicado por Luiz Gonzaga, após um encontro casual enquanto tocava na feira do Brás, em São Paulo – SP.

Hoje com 50 anos de muito forró e mais de 5 milhões de cópias vendidas. Foi em Brasília – DF, que ele lançou um DVD com alguns de seus sucessos.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta