Destaque 1Política

Vice-prefeito assume prefeitura de Aparecida, no Sertão da PB, após decisão do STF

O vice-prefeito de Aparecida, Valdemir Teixeira de Oliveira (PTC), tomou posse como novo prefeito do município, no Sertão paraibano. A solenidade de posse aconteceu na noite da sexta-feira (14), na Câmara Municipal, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção de sentença do Tribunal de Justiça da Paraíba, que determinou a cassação do mandato do então prefeito Júlio César Queiroga (PTC).

- PUBLICIDADE -

A sessão foi convocada após ofício do juiz da 4ª Vara da comarca de Sousa, Agilio Tomaz Marques, à Câmara de Vereadores de Aparecida, comunicando da decisão final do STF. O ofício atende a Lei Orgânica do Município, que estabelece que haja a comunicação para que seja decretada a vacância do cargo de prefeito.

Durante a solenidade, Valdemir Teixeira disse que chega muito otimista ao cargo, alcançado através da decisão judicial. “É um dever e um desafio ao mesmo tempo. Estou consciente dos desafios que enfrentarei. Porém tranquilo no desejo de proporcionar dias melhores à população”, prometeu.

Prefeito condenado por nepotismo

O então prefeito de Aparecida, Júlio César Queiroga (PTC), teve o mandato cassado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba após investigações revelarem que o gestor matinha pessoas com vínculo de nepotismo nos quadros de servidores da administração municipal. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por ato de improbidade administrativa, com condenação de perda de direitos políticos, ficando impedido de contratar e terá que pagar multa.

Condenado em instâncias inferiores por improbidade administrativa à suspensão dos direitos políticos e, por conseguinte, a perda do cargo, Júlio César entrou com recurso no STF, mas o Supremo rejeitou os Embargos Declaratórios no Agravo Regimental no Recurso Extraordinário e determinou o trânsito em julgado da sentença, o que, na prática, significa que fica mantida a condenação do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Júlio César estava no quarto mandato e nas eleições de 2016 se elegeu como prefeito de Aparecida com 2.911 votos (51,20%), contra 2.774 votos (48,80%) do adversário Hélio Roque (PDT).

G1 PB

Deixe uma resposta