CidadesDestaque 1

Prefeitura de Bonito realiza caminhada contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A caminhada ocorreu nesta segunda-feira, dia 20.

A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, na manhã desta segunda-feira (20), através da Secretaria do Trabalho e Ação Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, e Conselho Tutelar, realizou uma caminhada sobre o dia da Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

- PUBLICIDADE -

A ação faz parte da semana dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que integra a campanha nacional, realizada em todo 18 de maio. A caminhada começou com uma concentração na sede do Conselho Tutelar e aconteceu pelas principais ruas da cidade, as crianças carregaram cartazes e faixas, com a campanha “Faça bonito, proteja nossas Crianças e Adolescentes”, e o encerramento aconteceu na sede do Conselho Tutelar.

Para entender a escolha desse dia: No ano de 1973, no dia 18 de maio, uma menina de 8 anos, em Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e assassinada cruelmente, seu corpo foi encontrado carbonizado dias após o seu desaparecimento e os agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e a mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, ficou essa data como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e todos os anos o 18 de maio se tornou o dia em que a população se manifesta contra esses abusos.

A “Campanha Faça Bonito” este ano teve como tema: Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, e quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir, enfrentar e combater a questão da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

A Secretária de Ação Social, HelineideAraruna, destacou a importância da realização da caminhada, “Essa caminhada é de suma importância, porque precisamos alertar à população sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E o nosso objetivo é o de proteger esses jovens, além de conscientizar aos adultos que abusar de crianças e adolescentes é crime, e causa um mal a toda a sociedade”, frisou a secretária.

O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Douglas Araruna, explicou que o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes começa na prevenção e também exige que os casos sejam denunciados. Ele pontuou que as denúncias sobre violência sexual infantil devem ser feitas no Conselho Tutelar, CRAS, às Polícias Civil, e Militar, Polícia Federal e Rodoviária Federal, Ministério Público e também pelo DISQUE 100.

Para o prefeito Chico Pereira, é preciso tocar as pessoas sobre a relevância do tema e alertar para a proteção às crianças e aos adolescentes. “É uma campanha importantíssima, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade bonitense para que compreendam que a causa é uma questão macro, de responsabilidade de todos e não somente do Poder Público. Proteger nossas crianças e adolescentes é cuidar do nosso futuro”, finalizou o prefeito.

Participaram da caminhada os usuáriosdo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, o prefeito Chico Pereira, ex-prefeita Alderi Caju, secretária de Educação Taíse Sousa, profissionais da Educação, alunos das escolas municipais, vereadores, secretária de Transporte Hercília Lucena, Conselho Tutelar, e profissionais do CRAS juntamente com a equipe da Secretaria do Trabalho e Ação Social.

Veja galeria de fotos abaixo

Por Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta