CidadesDestaque 2

Poço Dantas-PB: Professora Erivalda Deniz congratula-se com o Dia Nacional do Pedagogo

Erivalda Paulina Deniz – Pedagoga

Dia 20 de Maio o “Dia nacional do pedagogo”, um profissional fundamental na estrutura de nossa sociedade, dedicada a ensinar e desenvolver atividades de pesquisas educacionais, contribuindo assim para a educação do nosso país.O pedagogo ocupa funções como professor, orientador, administrador escolar, consultor e muitas outras, formando assim a base profissional do nosso sistema de ensino.

- PUBLICIDADE -

A lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015 instituiu o Dia Nacional do Pedagogo, a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano. A norma foi sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff. A data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, na área de educação, sempre em busca da excelência.

A data tem, entre os seus inúmeros fins, o de fortalecer o debate do papel das famílias e escolas no desenvolvimento geral das crianças e jovens estudantes, delimitando as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, criando alternativas que ofereçam um ensino de qualidade e levem-nos a uma boa formação profissional e, acima de tudo, humana.

A prática educativa trata-se de um fato social, cuja origem está ligada à própria evolução da humanidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz. Segundo Ghiraldelli Júnior, o Paidagogo era o condutor da criança. Era ele, um paternal do jovem, quem a guiava até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber.

As diretrizes curriculares para o curso de pedagogia, no país, atualmente, aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal, e em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O Pedagogo tenta estabelecer uma relação dialógica com quem ensina e aprende, uma vez que a educação é o ato de ensinar e ninguém melhor do que o Pedagogo para realizar esta função.

O pedagogo atua em campo como a educação profissional, na área de serviços e de apoio escolar, na educação de jovens e adultos, na participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento, avaliação de atividades e projetos educativos, em reuniões de formação pedagógica e outros.

Também é competência do pedagogo atuar no setor de educação, projetos e experiências educativas não-escolares, em contextos escolares e nãoescolares como: empresarial, social, hospitalar e outros, de acordo com o desenvolvimento social, o que o diferencia do professor especialista na área de atuação.

A gente se sente gratificada ao saber que seu trabalho pode fazer a diferença na vida e no futuro das crianças. É uma responsabilidade muito grande. A gente tem uma vida ali nas mãos e tenta de todas as formas fazer com que se desenvolva da melhor e mais plena forma possível. É um processo muito árduo, mas muito divertido. O pedagogo é a peça fundamental para a sociedade, por meio de suas ações e por acreditar na Educação como o melhor caminho para a mudança da sociedade.

Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestra, Tia, Coordenadora, Supervisora e Orientadora. É mais do que isso. É ser responsável. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na educação, na sociedade, no mundo e na vida.Parabéns aos (as) Pedagogos (as) que enfrentam os desafios que a educação propõe, dentro e fora da escola, com criatividade, comprometimento, perseverança e competência.

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática.” – (Paulo Freire, A Educação na Cidade, 1991).

Feliz Dia do Pedagogo!

Poço Dantas-PB, 20 de maio de 2019.

Erivalda Paulina Deniz
Pedagoga

Deixe uma resposta