Destaque 1Paraíba

SES avalia coberturas vacinais e elabora estratégias para os municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, se reuniu na manhã desta sexta-feira (17) com um grupo técnico (GT) para avaliar e discutir sobre o monitoramento das coberturas vacinais da Paraíba em 2019. Participaram da reunião, via videoconferência, representantes da Comissão Intergestora Regional (CIR), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), da Atenção Básica e coordenadores e gerentes das Gerências Regionais de Saúde (GRS).

- PUBLICIDADE -

Essa foi a primeira reunião do GT em 2019. Segundo a técnica de imunização da SES, Márcia Mayara, a agenda foi para discutir a situação das coberturas vacinais de rotina e de campanha. O objetivo do encontro foi elaborar um plano de ação para melhorar essa cobertura nos 223 municípios.

As ações acertadas no encontro foram visita técnica nos territórios, capacitação de profissionais com o sistema SIPNI e monitoramento e acompanhamento das coberturas municipais e estadual, além de um informativo para os gestores municipais sobre essas coberturas para que eles lancem ações estratégicas para melhorar a situação.

“Para os territórios com boas coberturas, recomendamos manter as ações já existentes. Precisamos manter altas coberturas vacinais no estado para evitar a reintrodução de doenças”, explica Márcia.

A gerente operacional de Atenção Básica em Saúde da SES, Rosiani Viders, também esteve presente na reunião e falou da importância desse encontro. “Esse momento de avaliação é muito importante, considerando que algumas coberturas estão bem abaixo do desejado, não está diferente do resto do Brasil. Porém, enquanto estado da Paraíba, a gente tem que fazer um movimento bem intensivo para que crianças e adolescentes sejam vacinados. A gente entende que é importante ter a vacinação em dia para evitar as doenças que são imunopreveníveis”, pontua.

Deixe uma resposta