Destaque 1Policial

Doze pessoas são resgatadas em condições de trabalho análogo ao escravo no Sertão da PB

Doze pessoas foram resgatadas em condições análogas às de trabalho escravo, em Salgadinho, no Sertão paraibano. O resgate aconteceu após uma operação de fiscalização da Gerência Regional do Trabalho em Campina Grande e da Polícia Rodoviária Federal.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a auditora fiscal coordenadora da ação, Gislene Stacholski, essas pessoas, que atuavam na extração de caulim, estavam em situação degradante de trabalho. O resgate aconteceu na sexta-feira (10).

Segundo Gislene, diversas irregularidades foram encontradas no local. Os trabalhadores eram descidos por cordas, em poços abertos no solo, a profundidades de 40 a 60 metros da superfície, sem equipamentos de proteção individual e nenhum outro tipo de segurança.

Além disso, foi verificado que, para explorar o mineral, esses trabalhadores enfrentavam calor, umidade e o risco constante de desabamento. No local também não havia água potável, nem banheiros.

Ainda conforme a auditora fiscal, foi constatado que os doze trabalhadores ganhavam entre R$ 500 e R$ 600 por mês. Após serem resgatadas, a Secretaria do Trabalho emitiu um requerimento do seguro desemprego para essas pessoas.

Empregador identificado

De acordo com Gislene Stacholski, o empregador desses trabalhadores já foi identificado. Uma reunião entre os representantes da fiscalização e o empregador será realizada às 10h desta quarta-feira (15), para que seja feito o pagamento das verbas rescisórias a essas pessoas.

Além de identificar o empregador, conforme Gislene, os auditores fiscais tentam agora identificar o responsável pela cadeia produtiva do caulim na Paraíba.

Grupo móvel de fiscalização

Segundo Gislene, a fiscalização conta ainda com o acompanhamento do procurador do Trabalho Marcos Almeida e a ação dos auditores nesses locais de trabalho acontece através de um grupo móvel, composto de representantes de vários estados, que estão juntos na Paraíba desde o dia 7 de maio.

Além da fiscalização em locais de trabalho para a extração de caulim, o grupo móvel, que realiza operações na Paraíba, realizará ainda fiscalização em pedreiras de todo o estado.

G1 PB

Deixe uma resposta