Destaque 1Policial

Governo amplia Campanha de Vacinação contra Influenza para todos os grupos prioritários

A campanha segue até o dia 31 de maio de 2019.

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), amplia nesta segunda-feira (22) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários e segue até o dia 31 de maio de 2019. A campanha, que começou no dia 10 de abril, até então só havia atingido crianças e gestantes. O Dia de Mobilização Nacional será 4 de maio e, na Paraíba, o evento oficial acontece em Itabaiana.

- PUBLICIDADE -

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos de idade ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde (que, na oportunidade, também deverão ser vacinados com a DTPA, levando em conta a situação vacinal), professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional serão vacinados. A novidade para esta segunda etapa é a inclusão de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

O público-alvo na Paraíba representa um total de 1.183.605 pessoas a serem vacinadas e a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

“A Paraíba vai receber as doses em cinco remessas, totalizando 1.278.300 doses. Até o momento, a cobertura vacinal das crianças está em 6,56% e das gestantes em 8,16%. Reforçamos aos gestores de saúde que intensifiquem as ações e à população que faz parte dos grupos prioritários que procure as unidades de saúde para se vacinar”, informou a técnica do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara.

Estratégia – Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. No período de 10 a 19 de abril: vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

De 22 de abril a 31 de maio será a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, também conforme a situação vacinal e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Paraíba – Existem, aproximadamente, 900 salas de vacina na Paraíba e, ao todo, 1.523 pontos de vacinação para a campanha contra influenza. Estarão envolvidos 7.338 profissionais na campanha.

Deixe uma resposta